MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE DANÇA I
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47887 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 3385 "titulo" => "MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE DANÇA I" "resumo" => "A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em se aprofundar aos conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em sala de aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula, e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança I, ofertada pelo curso de Bacharelado em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de experiência sistematizamos nossas ações. A disciplina é ofertada no quinto período do curso e tem carga horária total de 72 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. Os conteúdos da disciplina foram ministrados a partir de uma abordagem teórico – prática, facilitando a compreensão dos temas discutidos. Nos resultados e discussão deste trabalho discorremos através de subtópicos, tais como: A liberdade e autonomia; Teoria e prática; o fazer avaliativo e Criando redes de comunicação. A oportunidade de participar da monitoria proporcionou experiências e aprendizados singulares, onde se pode refletir constantemente a teoria e prática docente, reafirmando a identidade docente. Entendemos que juntos, docente, monitor e discentes, podemos ir além do que foi aprendido em sala de aula e posteriormente realizar intervenções numa perspectiva reflexiva e dialógica com os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DANÇA, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID3385_30072018085905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "thais.cabral.silva@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47887 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 3385 "titulo" => "MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE DANÇA I" "resumo" => "A monitoria é definida como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em se aprofundar aos conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em sala de aula. Sendo assim, ela surge no anseio de fornecer uma estratégia pedagógica que vise melhorar o entendimento dos alunos com relação aos conteúdos que são trabalhados dentro da sala de aula, e por isso é compreendida também como uma modalidade de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo descrever a experiência de monitoria na disciplina de Dança I, ofertada pelo curso de Bacharelado em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde através de relato de experiência sistematizamos nossas ações. A disciplina é ofertada no quinto período do curso e tem carga horária total de 72 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. Os conteúdos da disciplina foram ministrados a partir de uma abordagem teórico – prática, facilitando a compreensão dos temas discutidos. Nos resultados e discussão deste trabalho discorremos através de subtópicos, tais como: A liberdade e autonomia; Teoria e prática; o fazer avaliativo e Criando redes de comunicação. A oportunidade de participar da monitoria proporcionou experiências e aprendizados singulares, onde se pode refletir constantemente a teoria e prática docente, reafirmando a identidade docente. Entendemos que juntos, docente, monitor e discentes, podemos ir além do que foi aprendido em sala de aula e posteriormente realizar intervenções numa perspectiva reflexiva e dialógica com os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DANÇA, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID3385_30072018085905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "thais.cabral.silva@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }