, Stefanidonascimento et al.. Motivação e emoção: uma alavanca para a aprendizagem. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47891>. Acesso em: 22/11/2024 13:11
O presente artigo, de natureza descritiva, é fruto do projeto de extensão “ Educação Emocional: as habilidades socioemocionais na formação de professores” e tem como finalidade relatar uma experiência sobre a aplicação das habilidades socioemocionais no âmbito escolar e mostrar como essas atividades têm contribuído com as práticas de educação emocional na formação básica e continuada de professores da escola pública. Esse projeto, iniciado em abril de 2018, busca desenvolver uma cultura de compreensão do outro e, consequentemente, e, assim, construir relações mais saudáveis entre professores e alunos. As atividades estão sendo realizadas em três turmas de um Programa de Avanço das Aprendizagens Escolares- PAAE, em uma escola pública do Distrito Federal. O grupo de professoras e estudantes que integram o projeto buscou desenvolver as atividades em conjunto, partindo sempre de um diagnóstico observado e fundamentando-se na teórica específica da área para elaborar as atividades com a finalidade de construir relações mais saudáveis em sala de aula. Dessa forma, a realização do projeto de extensão tem subsidiado, de forma simultânea, a pesquisa. As intervenções nas turmas ocorreram durante o horário reservado para as aulas de Projeto Disciplinar (PD). Este projeto tem por finalidade promover um espaço de conhecimento e reflexão sobre as emoções e suas influências no convívio em sala de aula.