MOVIMENTOS NECESSÁRIOS À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MG
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47895 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1111 "inscrito_id" => 9266 "titulo" => "MOVIMENTOS NECESSÁRIOS À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MG" "resumo" => """ Este estudo tem como finalidade delinear o perfil do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de Uberaba como matéria que possa permear novas discussões em outros contextos escolares que se assemelham a referida realidade mineira e na comunhão de sucessos e fragilidades constituir uma política de reflexões, ações e avanços necessários à sua identidade no contexto histórico contemporâneo. Utilizamos como técnica de investigação qualitativa o grupo focal, uma metodologia de pesquisa que coleta dados por meio das interações grupais. Tivemos como objetivo reunir informações no intuito de avaliar opiniões, atitudes, experiências e perspectivas futuras dos pedagogos em seu fazer cotidiano nas diferentes unidades escolares, acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Partimos da elaboração do roteiro de treze questões que priorizaram a construção da identidade do coordenador, seu espaço de atuação, os desafios da prática cotidiana, as fragilidades que tiram o foco de seu trabalho pedagógico, as formas de organização/estruturação e teorização de sua prática e seu papel na gestão da sala de aula e dos resultados da unidade escolar. Contudo, a primeira fase de nosso estudo consistiu na organização e desenvolvimento dos trabalhos com os grupos focais. No segundo momento ampliamos a análise junto aos assessores pedagógicos, que compõem a Seção de Ensino Fundamental, e se ocuparam em emitir pareceres sobre os dados/informações descritas na realização dos grupos focais. E no terceiro momento centramos na perspectiva de revelar os sentidos e significados obtidos na análise de toda a produção escrita para elaboração desse artigo.\r\n \r\n Palavras-chave: identidade, coordenador pedagógico, reflexão. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, COORDENADOR PEDAGÓGICO, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9266_31082018213339.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA TERESA TEIXEIRA NUNES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anatnunes@uberabadigital." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47895 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1111 "inscrito_id" => 9266 "titulo" => "MOVIMENTOS NECESSÁRIOS À CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MG" "resumo" => """ Este estudo tem como finalidade delinear o perfil do coordenador pedagógico da rede municipal de ensino de Uberaba como matéria que possa permear novas discussões em outros contextos escolares que se assemelham a referida realidade mineira e na comunhão de sucessos e fragilidades constituir uma política de reflexões, ações e avanços necessários à sua identidade no contexto histórico contemporâneo. Utilizamos como técnica de investigação qualitativa o grupo focal, uma metodologia de pesquisa que coleta dados por meio das interações grupais. Tivemos como objetivo reunir informações no intuito de avaliar opiniões, atitudes, experiências e perspectivas futuras dos pedagogos em seu fazer cotidiano nas diferentes unidades escolares, acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. Partimos da elaboração do roteiro de treze questões que priorizaram a construção da identidade do coordenador, seu espaço de atuação, os desafios da prática cotidiana, as fragilidades que tiram o foco de seu trabalho pedagógico, as formas de organização/estruturação e teorização de sua prática e seu papel na gestão da sala de aula e dos resultados da unidade escolar. Contudo, a primeira fase de nosso estudo consistiu na organização e desenvolvimento dos trabalhos com os grupos focais. No segundo momento ampliamos a análise junto aos assessores pedagógicos, que compõem a Seção de Ensino Fundamental, e se ocuparam em emitir pareceres sobre os dados/informações descritas na realização dos grupos focais. E no terceiro momento centramos na perspectiva de revelar os sentidos e significados obtidos na análise de toda a produção escrita para elaboração desse artigo.\r\n \r\n Palavras-chave: identidade, coordenador pedagógico, reflexão. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, COORDENADOR PEDAGÓGICO, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9266_31082018213339.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA TERESA TEIXEIRA NUNES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anatnunes@uberabadigital." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }