NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA TABUADA: TRAÇOS DE UMA INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47925 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4470 "inscrito_id" => 6455 "titulo" => "NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA TABUADA: TRAÇOS DE UMA INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS" "resumo" => "Este artigo é um recorte de um trabalho monográfico, onde é investigado o ensino de tabuada, a partir de uma nova perspectiva, o que provoca uma expansão nos debates acerca dessa temática, que ainda cabe muita reflexão e análise no cenário educacional brasileiro. A investigação científica centrou-se em um levantamento das mais acentuadas dificuldades encontradas na educação matemática, destacando a importância de analisar o ensino das quatro operações básicas da aritmética com números naturais e a utilização da tabuada para memorizar os principais resultados dessas operações. Nesta pesquisa ficou evidenciado que o domínio da tabuada reflete na aprendizagem da maioria dos conteúdos do Ensino Fundamental e, portanto, requer diferentes metodologias de ensino para garantir a aprendizagem de tal conteúdo. Foram privilegiadas as técnicas de uma pesquisa de campo que utilizou questionários com professor e alunos para investigar e diagnosticar como os alunos ingressam no 7º ano do Ensino Fundamental e saber qual a concepção dos professores sobre o ensino da tabuada. A investigação se deu na Escola Estadual Adriano Jorge localizada no município de Arapiraca-AL no ano de 2017. Os resultados demostraram um fraco nível de aprendizagem dos alunos pesquisados com o conteúdo da tabuada e alertou para a necessidade de capacitar os professores para utilizarem metodologias de ensino que trabalhem nas séries iniciais a memorização da tabuada junto com a compreensão das propriedades das operações. Esperamos que as discussões e os resultados apresentados neste trabalho sirvam para nortear novas pesquisas sobre o ensino da tabuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "TABUADA, ENSINO DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AS QUATRO OPERAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6455_17092018223626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELVIN HENRIQUE CORREIA DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "KELVIN" "autor_email" => "kelvinhenrique16@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47925 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4470 "inscrito_id" => 6455 "titulo" => "NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA TABUADA: TRAÇOS DE UMA INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS" "resumo" => "Este artigo é um recorte de um trabalho monográfico, onde é investigado o ensino de tabuada, a partir de uma nova perspectiva, o que provoca uma expansão nos debates acerca dessa temática, que ainda cabe muita reflexão e análise no cenário educacional brasileiro. A investigação científica centrou-se em um levantamento das mais acentuadas dificuldades encontradas na educação matemática, destacando a importância de analisar o ensino das quatro operações básicas da aritmética com números naturais e a utilização da tabuada para memorizar os principais resultados dessas operações. Nesta pesquisa ficou evidenciado que o domínio da tabuada reflete na aprendizagem da maioria dos conteúdos do Ensino Fundamental e, portanto, requer diferentes metodologias de ensino para garantir a aprendizagem de tal conteúdo. Foram privilegiadas as técnicas de uma pesquisa de campo que utilizou questionários com professor e alunos para investigar e diagnosticar como os alunos ingressam no 7º ano do Ensino Fundamental e saber qual a concepção dos professores sobre o ensino da tabuada. A investigação se deu na Escola Estadual Adriano Jorge localizada no município de Arapiraca-AL no ano de 2017. Os resultados demostraram um fraco nível de aprendizagem dos alunos pesquisados com o conteúdo da tabuada e alertou para a necessidade de capacitar os professores para utilizarem metodologias de ensino que trabalhem nas séries iniciais a memorização da tabuada junto com a compreensão das propriedades das operações. Esperamos que as discussões e os resultados apresentados neste trabalho sirvam para nortear novas pesquisas sobre o ensino da tabuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "TABUADA, ENSINO DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AS QUATRO OPERAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6455_17092018223626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELVIN HENRIQUE CORREIA DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "KELVIN" "autor_email" => "kelvinhenrique16@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }