O AUTISTA NA ESCOLA REGULAR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47942 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3898 "inscrito_id" => 6740 "titulo" => "O AUTISTA NA ESCOLA REGULAR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => """ Este trabalho tem como objetivo abordar a temática da inclusão da criança autista no ensino\r\n regular, bem como os desafios para que este processo venha a se efetivar satisfatoriamente. A\r\n legislação brasileira garante a presença destas crianças na escola regular, porém isto não significa que\r\n elas estão incluídas de fato. A metodologia adotada para a realização da presente pesquisa foi uma\r\n revisão integrativa, nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Periódicos Capes, Scielo e\r\n Pepsic. Os descritores utilizados foram: inclusão, autista, autismo, escola. Foram incluídos neste\r\n artigo: trabalhos publicados entre 2013 e 2018, disponíveis em português e que abordavam a inclusão\r\n da criança com autismo no ensino regular. Os critérios de exclusão adotados foram: trabalhos\r\n meramente descritivos, em outro idioma, publicados em período anterior à 2013, incompletos ou\r\n indisponíveis na íntegra, relacionados à inclusão do autista na idade adulta ou nos serviços de saúde. A\r\n somatória de trabalhos encontrados foi de 93 publicações; posteriormente, recorreu-se aos critérios de\r\n inclusão e exclusão, restando 37 trabalhos selecionados que foram lidos por completo, e por fim 11\r\n compuseram o presente trabalho. Dos trabalhos incluídos, 6 eram da Biblioteca Virtual em Saúde\r\n (BVS), 2 da Periódicos Capes, 1 da base de dados Scielo e 2 da Pepsic. Procedeu-se à análise temático\r\n categorial, o que resultou em duas categorias: I. Dificuldades para a inclusão da criança com TEA; II.\r\n Atitudes facilitadoras para a inclusão da criança com TEA. Os resultados apontam que apesar da\r\n legislação vigente garantir à criança autista uma entrada no ensino regular, diversas questões ainda se\r\n \r\n configuram como barreiras para incluir satisfatoriamente a criança com autismo, entre elas destacam-\r\n se a formação insatisfatória de professores, a falta de preparação de demais profissionais da educação\r\n \r\n e o envolvimento dos familiares. Além disso, a literatura consultada destaca uma visão ultrapassada\r\n nutrida pela sociedade acerca da criança com autismo, e a ausência de recursos tecnológicos que\r\n permitem o empoderamento da criança diagnosticada com TEA como fatores que também impedem a\r\n inclusão dessas crianças. Por fim, também se verificou a ausência de literatura referente à participação\r\n do psicólogo na elaboração de estratégias de inclusão, o que aponta para a necessidade de que estudos\r\n sejam realizados nessa perspectiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, AUTISTA, AUTISMO, ESCOLA REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6740_17092018121322.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GERLANE XAVIER DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GERLANE XAVIER" "autor_email" => "maria.gerlane.xavier@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47942 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3898 "inscrito_id" => 6740 "titulo" => "O AUTISTA NA ESCOLA REGULAR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => """ Este trabalho tem como objetivo abordar a temática da inclusão da criança autista no ensino\r\n regular, bem como os desafios para que este processo venha a se efetivar satisfatoriamente. A\r\n legislação brasileira garante a presença destas crianças na escola regular, porém isto não significa que\r\n elas estão incluídas de fato. A metodologia adotada para a realização da presente pesquisa foi uma\r\n revisão integrativa, nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Periódicos Capes, Scielo e\r\n Pepsic. Os descritores utilizados foram: inclusão, autista, autismo, escola. Foram incluídos neste\r\n artigo: trabalhos publicados entre 2013 e 2018, disponíveis em português e que abordavam a inclusão\r\n da criança com autismo no ensino regular. Os critérios de exclusão adotados foram: trabalhos\r\n meramente descritivos, em outro idioma, publicados em período anterior à 2013, incompletos ou\r\n indisponíveis na íntegra, relacionados à inclusão do autista na idade adulta ou nos serviços de saúde. A\r\n somatória de trabalhos encontrados foi de 93 publicações; posteriormente, recorreu-se aos critérios de\r\n inclusão e exclusão, restando 37 trabalhos selecionados que foram lidos por completo, e por fim 11\r\n compuseram o presente trabalho. Dos trabalhos incluídos, 6 eram da Biblioteca Virtual em Saúde\r\n (BVS), 2 da Periódicos Capes, 1 da base de dados Scielo e 2 da Pepsic. Procedeu-se à análise temático\r\n categorial, o que resultou em duas categorias: I. Dificuldades para a inclusão da criança com TEA; II.\r\n Atitudes facilitadoras para a inclusão da criança com TEA. Os resultados apontam que apesar da\r\n legislação vigente garantir à criança autista uma entrada no ensino regular, diversas questões ainda se\r\n \r\n configuram como barreiras para incluir satisfatoriamente a criança com autismo, entre elas destacam-\r\n se a formação insatisfatória de professores, a falta de preparação de demais profissionais da educação\r\n \r\n e o envolvimento dos familiares. Além disso, a literatura consultada destaca uma visão ultrapassada\r\n nutrida pela sociedade acerca da criança com autismo, e a ausência de recursos tecnológicos que\r\n permitem o empoderamento da criança diagnosticada com TEA como fatores que também impedem a\r\n inclusão dessas crianças. Por fim, também se verificou a ausência de literatura referente à participação\r\n do psicólogo na elaboração de estratégias de inclusão, o que aponta para a necessidade de que estudos\r\n sejam realizados nessa perspectiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, AUTISTA, AUTISMO, ESCOLA REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6740_17092018121322.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GERLANE XAVIER DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GERLANE XAVIER" "autor_email" => "maria.gerlane.xavier@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }