O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47973 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4125 "inscrito_id" => 7957 "titulo" => "O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo geral compreender como está organizado o currículo da Escola Padre Arrupe considerando a formação integral da pessoa. Em relação a categoria administrativa trata-se de uma instituição privada pertencente à Rede Jesuíta de Educação (RJE), enquadrando-se no grupo das organizações filantrópicas e oferta a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a missão da Escola que é oferecer uma educação de qualidade com vistas à formação integral humana a partir da operacionalização do currículo criativo e inovador nas dimensões cognitiva, socioafetiva e espiritual religiosa pautada nos princípios da Pedagogia Inaciana, trouxemos o seguinte questionamento para este trabalho: Como é operacionalizado o currículo da Escola Padre Arrupe a partir de sua organização tendo em vista a formação integral do aluno? Para a construção teórica nos apoiamos em Andrade (2010), Brasil (1990, 1996, 1998), Campos (1997), Kramer (2006), Kuhlmann Jr. (2000), Sacristán (2000), dentre outros, tratando-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, no qual fizemos uso da entrevista como instrumento de coleta dos dados. Entendemos que o currículo atravessa o cotidiano escolar nas relações que são estabelecidas e no caráter pedagógico que a prática educativa representa para os atores sociais que dela fazem parte. Portanto, vivenciar o currículo é ao mesmo tempo sistematizar uma ação consciente, competente, compassiva, comprometida e criativa com a educação e com a aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7957_17092018182526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KELY-ANEE" "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47973 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4125 "inscrito_id" => 7957 "titulo" => "O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo geral compreender como está organizado o currículo da Escola Padre Arrupe considerando a formação integral da pessoa. Em relação a categoria administrativa trata-se de uma instituição privada pertencente à Rede Jesuíta de Educação (RJE), enquadrando-se no grupo das organizações filantrópicas e oferta a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a missão da Escola que é oferecer uma educação de qualidade com vistas à formação integral humana a partir da operacionalização do currículo criativo e inovador nas dimensões cognitiva, socioafetiva e espiritual religiosa pautada nos princípios da Pedagogia Inaciana, trouxemos o seguinte questionamento para este trabalho: Como é operacionalizado o currículo da Escola Padre Arrupe a partir de sua organização tendo em vista a formação integral do aluno? Para a construção teórica nos apoiamos em Andrade (2010), Brasil (1990, 1996, 1998), Campos (1997), Kramer (2006), Kuhlmann Jr. (2000), Sacristán (2000), dentre outros, tratando-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, no qual fizemos uso da entrevista como instrumento de coleta dos dados. Entendemos que o currículo atravessa o cotidiano escolar nas relações que são estabelecidas e no caráter pedagógico que a prática educativa representa para os atores sociais que dela fazem parte. Portanto, vivenciar o currículo é ao mesmo tempo sistematizar uma ação consciente, competente, compassiva, comprometida e criativa com a educação e com a aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7957_17092018182526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KELY-ANEE" "autor_email" => "kelyoliveira_@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }