O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47984 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 368 "inscrito_id" => 6059 "titulo" => "O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho foi elaborado pelos acadêmicos do 3º período de pedagogia da Universidade Federal do Acre – UFAC, Moisés Bezerra de Morais, Ana Karolina Alves dos Prazeres, Marina Araújo da Costa e Thaila Bento de Lima, traz uma discussão acerca de dados coletados a partir de uma pesquisa que se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras formadas na área de pedagogia, que atuam na rede de educação básica, buscando analisar o desafio da docência no ensino de história e o uso de novas tecnologias promovendo uma melhor atuação na pratica educacional juntamente com o uso das tecnologias e outras mídias presentes no cotidiano dos alunos, que até então não são utilizadas de forma efetiva dentro do ambiente escolar. O trabalho foi elaborado tendo como base teórica os autores, Jaime Cordeiro (2009), Saliba, E.T. (1993), e tendo como fonte bibliográfica principal a autora Circe Maria Bittencourt Fernandes (2011)”. Foi possível analisar as dificuldades encontradas pelos professores ao se deparar com a docência, o ensino de história e as novas tecnologias que estão presentes em sala de aula, foi possível verificar também a deficiência durante a graduação acerca do uso correto das mídias digitais e os transtornos para o uso dessa tecnologia no dia a dia da sala de aula. Os aspectos mais frequentes relatados pelos docentes foram: a formação, os professores, a graduação que não contemplava o uso das tecnologias, a dificuldade de utilizar as mídias e o tempo de duração das aulas expositivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA, NOVAS TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6059_26072018160337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISÉS BEZERRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MOISÉS MORAIS" "autor_email" => "moraes.moises@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47984 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 368 "inscrito_id" => 6059 "titulo" => "O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho foi elaborado pelos acadêmicos do 3º período de pedagogia da Universidade Federal do Acre – UFAC, Moisés Bezerra de Morais, Ana Karolina Alves dos Prazeres, Marina Araújo da Costa e Thaila Bento de Lima, traz uma discussão acerca de dados coletados a partir de uma pesquisa que se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras formadas na área de pedagogia, que atuam na rede de educação básica, buscando analisar o desafio da docência no ensino de história e o uso de novas tecnologias promovendo uma melhor atuação na pratica educacional juntamente com o uso das tecnologias e outras mídias presentes no cotidiano dos alunos, que até então não são utilizadas de forma efetiva dentro do ambiente escolar. O trabalho foi elaborado tendo como base teórica os autores, Jaime Cordeiro (2009), Saliba, E.T. (1993), e tendo como fonte bibliográfica principal a autora Circe Maria Bittencourt Fernandes (2011)”. Foi possível analisar as dificuldades encontradas pelos professores ao se deparar com a docência, o ensino de história e as novas tecnologias que estão presentes em sala de aula, foi possível verificar também a deficiência durante a graduação acerca do uso correto das mídias digitais e os transtornos para o uso dessa tecnologia no dia a dia da sala de aula. Os aspectos mais frequentes relatados pelos docentes foram: a formação, os professores, a graduação que não contemplava o uso das tecnologias, a dificuldade de utilizar as mídias e o tempo de duração das aulas expositivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA, NOVAS TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6059_26072018160337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISÉS BEZERRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MOISÉS MORAIS" "autor_email" => "moraes.moises@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }