O DESENHO E A CONSCIÊNCIA DO EU: UMA EVOLUÇÃO DE GRAFISMO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47990 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 582 "inscrito_id" => 1190 "titulo" => "O DESENHO E A CONSCIÊNCIA DO EU: UMA EVOLUÇÃO DE GRAFISMO" "resumo" => "Este artigo aborda o desenho infantil na construção da consciência do Eu. Investiga as contribuições do desenho como representação do final de semana da criança, dentro da rotina escolar para o desenvolvimento do pensamento, na construção do eu, desenvolvendo identidade e autonomia. Na pesquisa de campo, utilizamos a observação participante como instrumento de recolha de dados. Usamos como aporte teórico os estudos de IAVELBERG (2013), PILLAR (2012) e PIAGET & INHELDER (2011). O estudo foi desenvolvida numa instituição de ensino municipal de Natal/RN, no Centro Municipal de Educação Infantil Professor José Carlos Bezerra de Jesus Filho, localizado na Zona Norte da capital, experiência vivenciada numa turma de 22 (vinte e dois) alunos de Nível II, com faixa etária de 2 anos e 11 meses a 3 anos e 11 meses, sendo este o primeiro contato escolar das crianças. Constatamos que a prática de desenhos na rotina escolar representando o final de semana do aluno, proporciona a consciência do Eu e a construção de lógica de pensamento, permitindo a criança estabelecer o raciocínio ordenado de suas ideias representado na evolução do seu grafismo. Além disso o desenho desenvolve capacidades mentais de raciocínio lógico na criança, noções de espacialidades, sentimentos de estabilidade e segurança, além de permitir interações, experimentação, criatividade, bem como a construção de novos conhecimentos. Após observação, compreendemos a importância de valorizar o desenho da criança, e essa prática em específico, que possibilitou a construção do eu pela criança." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENHO, CONSTRUÇÃO DO EU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID1190_10082018232130.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patriciacvps@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47990 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 582 "inscrito_id" => 1190 "titulo" => "O DESENHO E A CONSCIÊNCIA DO EU: UMA EVOLUÇÃO DE GRAFISMO" "resumo" => "Este artigo aborda o desenho infantil na construção da consciência do Eu. Investiga as contribuições do desenho como representação do final de semana da criança, dentro da rotina escolar para o desenvolvimento do pensamento, na construção do eu, desenvolvendo identidade e autonomia. Na pesquisa de campo, utilizamos a observação participante como instrumento de recolha de dados. Usamos como aporte teórico os estudos de IAVELBERG (2013), PILLAR (2012) e PIAGET & INHELDER (2011). O estudo foi desenvolvida numa instituição de ensino municipal de Natal/RN, no Centro Municipal de Educação Infantil Professor José Carlos Bezerra de Jesus Filho, localizado na Zona Norte da capital, experiência vivenciada numa turma de 22 (vinte e dois) alunos de Nível II, com faixa etária de 2 anos e 11 meses a 3 anos e 11 meses, sendo este o primeiro contato escolar das crianças. Constatamos que a prática de desenhos na rotina escolar representando o final de semana do aluno, proporciona a consciência do Eu e a construção de lógica de pensamento, permitindo a criança estabelecer o raciocínio ordenado de suas ideias representado na evolução do seu grafismo. Além disso o desenho desenvolve capacidades mentais de raciocínio lógico na criança, noções de espacialidades, sentimentos de estabilidade e segurança, além de permitir interações, experimentação, criatividade, bem como a construção de novos conhecimentos. Após observação, compreendemos a importância de valorizar o desenho da criança, e essa prática em específico, que possibilitou a construção do eu pela criança." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENHO, CONSTRUÇÃO DO EU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID1190_10082018232130.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patriciacvps@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }