Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA – UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, HABILIDADES SOCIAIS, ESCOLA, FAMÍLIA, FAMÍLIA Pôster (PO) GT 09. Educação Infantil
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Diante do contexto atual é notório perceber as mudanças ocorridas na sociedade a qual vem se modificando ao longo do tempo, dessa forma as crianças deparam-se com diferentes regras, normas e valores nos diferentes ambientes em que são inseridas, as quais se modificam com o decorrer do tempo, ou seja, as crianças são expostas a diversos contextos e situações distintas, que requer delas aprendizagens novas diante da situação apresentada. Assim, o estudo das Habilidades Sociais na infância se apresenta de grande relevância no contexto atual, sendo nesta fase de desenvolvimento humano onde se tem mais probabilidades de se construir práticas que previnam e evitem possíveis consequências advindas de déficits de comportamento. Acreditando-se então que a infância é a fase básica para as aprendizagens humanas e que o relacionamento familiar é o primeiro ambiente social da criança, tendo assim grande influência em seu comportamento, o qual é prosseguido no contexto escolar, o mesmo sendo responsável pelo desenvolvimento acadêmico e social da criança, o presente estudo busca compreender por meio de um estudo bibliográfico a seguinte questão: Qual a participação da família e da escola no desenvolvimento de Habilidades Sociais das Crianças? Buscando assim analisar a participação da família e da escola na promoção do desenvolvimento de Habilidades Sociais das crianças a partir de um levantamento de literatura de principais obras e autores que discutam a temática em questão, como: Bronfenbrenner (2002), Caballo (1996), Caballo e Casares (2002), Bolsoni-Silva (2002), Del Prette e Del Prette (2005) e Hops (1983). Diante do estudo bibliográfico realizado é notório afirmar a importância da promoção de Habilidades Sociais nos âmbitos familiar e escolar, pois o desenvolvimento de Habilidades Sociais nessas relações, desenvolvidos de maneira preventiva, garantem o desenvolvimento e aperfeiçoamento da competência social na infância, o que resultará em maior ajustamento da criança ao meio social.

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