O DESIGN THINKING E TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATIVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47997 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2192 "inscrito_id" => 9135 "titulo" => "O DESIGN THINKING E TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "Com a expansão da internet e das tecnologias digitais em diversas áreas da sociedade atual, observa-se a inserção cada vez maior dos recursos digitais no contexto educacional, permitindo que práticas inovadoras ampliem antigas possibilidades. Nesse sentido, para se construir uma prática pedagógica baseada no Design Thinking – DT, é necessário pensar em um processo interativo que envolva planejamento, situações de aprendizagens que elaboram os processos de construção do conhecimento, assim, questiona-se: de que forma o uso das tecnologias digitais, baseadas no DT, podem contribuir no processo de construção de uma aprendizagem (cri)ativa? Este estudo tem como objetivo principal analisar como o DT pode potencializar o uso das tecnologias digitais na promoção de uma prática pedagógica pautada em novas formas de ensino e aprendizagem. Assim, torna-se necessário a construção de uma práxis imbricada harmoniosamente com esses recursos digitais e que estejam centradas, principalmente, na aprendizagem do sujeito. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como qualitativa porque possibilita uma maior reflexão em torno das concepções teóricas sobre a temática e o imbricamento com práticas pedagógicas que estejam centradas na aprendizagem, a partir de um diálogo com Calvanti e Filatro (2016); Brown (2008, 2010); Vianna (2012); Aparici e Acedo (2010). O uso das tecnologias digitais pode contribuir para a construção de um novo espaço de ensino e aprendizagem que fomente a criatividade e colaboração, pois proporcionam a interação e a comunicação entre os diferentes sujeitos, favorecendo o acesso às informações diversificadas, potencializando a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DESIGN THINKING, TECNOLOGIAS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM CRIATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9135_09092018221057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CONCEIÇÃO ALVES SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "ANA SANTIAGO" "autor_email" => "PEDAGOGA.ANASANTIAGO@GMAI" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47997 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2192 "inscrito_id" => 9135 "titulo" => "O DESIGN THINKING E TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "Com a expansão da internet e das tecnologias digitais em diversas áreas da sociedade atual, observa-se a inserção cada vez maior dos recursos digitais no contexto educacional, permitindo que práticas inovadoras ampliem antigas possibilidades. Nesse sentido, para se construir uma prática pedagógica baseada no Design Thinking – DT, é necessário pensar em um processo interativo que envolva planejamento, situações de aprendizagens que elaboram os processos de construção do conhecimento, assim, questiona-se: de que forma o uso das tecnologias digitais, baseadas no DT, podem contribuir no processo de construção de uma aprendizagem (cri)ativa? Este estudo tem como objetivo principal analisar como o DT pode potencializar o uso das tecnologias digitais na promoção de uma prática pedagógica pautada em novas formas de ensino e aprendizagem. Assim, torna-se necessário a construção de uma práxis imbricada harmoniosamente com esses recursos digitais e que estejam centradas, principalmente, na aprendizagem do sujeito. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como qualitativa porque possibilita uma maior reflexão em torno das concepções teóricas sobre a temática e o imbricamento com práticas pedagógicas que estejam centradas na aprendizagem, a partir de um diálogo com Calvanti e Filatro (2016); Brown (2008, 2010); Vianna (2012); Aparici e Acedo (2010). O uso das tecnologias digitais pode contribuir para a construção de um novo espaço de ensino e aprendizagem que fomente a criatividade e colaboração, pois proporcionam a interação e a comunicação entre os diferentes sujeitos, favorecendo o acesso às informações diversificadas, potencializando a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DESIGN THINKING, TECNOLOGIAS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM CRIATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9135_09092018221057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CONCEIÇÃO ALVES SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "ANA SANTIAGO" "autor_email" => "PEDAGOGA.ANASANTIAGO@GMAI" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }