O ENSINO DA FÍSICA E OS JOGOS TEATRAIS: É POSSÍVEL O USO DESSA METODOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48020 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1740 "inscrito_id" => 222 "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA E OS JOGOS TEATRAIS: É POSSÍVEL O USO DESSA METODOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO?" "resumo" => "Na presente pesquisa se entrecruzam duas problemáticas: uma delas são os desafios encontrados no Ensino da Física, e principalmente na História da Física que é pouco debatida nas escolas regulares de Ensino Médio, no qual é de suma importância proporcionar uma abordagem da cultura da Física; a outra é o aspecto de ensino usado para se trabalhar a Física no Ensino Médio, em que se podem possibilitar diferentes didáticas de ensino, quando busca proporcionar uma harmonização entre o educador e o educando no âmbito escolar, e ajudando assim o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Acerca da interdisciplinaridade da Ciência e Arte, buscou-se provocar discursões, afim de que se possa ser utilizadas na otimização do Ensino da Física, que assim possam despertar mais interesses dos alunos em relação à Física. Trazendo essas considerações, pensou-se em apresentar-lhes os jogos teatrais envolvendo a História da Ciência como uma dinâmica para o processo de ensino, tendo em vista que pode ajudar no comportamento e oralidade do educando em sala de aula, como também problematizar a aprendizagem desses alunos. Para terem-se embasamentos teóricos, referenciou-se em grandes teóricos como Freire, Koudela, Katto, entre outros. As descrições e resultados apresentados neste artigo, é consequências de intervenções em salas de aula de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Patos – PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, JOGOS TEATRAIS, INOVAÇÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID222_08092018131511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO" "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48020 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1740 "inscrito_id" => 222 "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA E OS JOGOS TEATRAIS: É POSSÍVEL O USO DESSA METODOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO?" "resumo" => "Na presente pesquisa se entrecruzam duas problemáticas: uma delas são os desafios encontrados no Ensino da Física, e principalmente na História da Física que é pouco debatida nas escolas regulares de Ensino Médio, no qual é de suma importância proporcionar uma abordagem da cultura da Física; a outra é o aspecto de ensino usado para se trabalhar a Física no Ensino Médio, em que se podem possibilitar diferentes didáticas de ensino, quando busca proporcionar uma harmonização entre o educador e o educando no âmbito escolar, e ajudando assim o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Acerca da interdisciplinaridade da Ciência e Arte, buscou-se provocar discursões, afim de que se possa ser utilizadas na otimização do Ensino da Física, que assim possam despertar mais interesses dos alunos em relação à Física. Trazendo essas considerações, pensou-se em apresentar-lhes os jogos teatrais envolvendo a História da Ciência como uma dinâmica para o processo de ensino, tendo em vista que pode ajudar no comportamento e oralidade do educando em sala de aula, como também problematizar a aprendizagem desses alunos. Para terem-se embasamentos teóricos, referenciou-se em grandes teóricos como Freire, Koudela, Katto, entre outros. As descrições e resultados apresentados neste artigo, é consequências de intervenções em salas de aula de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Patos – PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, JOGOS TEATRAIS, INOVAÇÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID222_08092018131511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO" "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }