O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E O ENSINO DE QUELÔNIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48089 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3894 "inscrito_id" => 5015 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E O ENSINO DE QUELÔNIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "É grande a diversidade de seres vivos encontrados em nosso planeta, dentre estes podem citar-se os quelônios, animais característicos pela presença de cascos. Este grupo é muito diversificado e no Brasil conforme apontam estudiosos, são encontradas 23 espécies. É importante que a diversidade destes animais seja conhecida e preservada, uma destas formas acontecem pela educação, os quelônios podem surgir vinculados na discussão de inúmeros conteúdos. Assim torna-se importante também que seja investida na qualificação de professores, principalmente desde a sua formação inicial. Para tanto, o estágio supervisionado possibilita a atuação dos licenciando em sala de aula, atuação supervisionada por um professor regente vinculado á escola que o acolhe e também do professor vinculado á sua instituição formadora. Aliando a formação docente ao estágio supervisionado e ensino de quelônios, esta escrita visa relatar a experiência de abordar o conteúdo dos Quelônios no desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado do ensino médio, e após tecer reflexões sobre tal vivencia. Trata-se assim de uma pesquisa descritiva na forma de relato de experiência. Dentre os resultados obtidos, pode-se afirmar o conhecimento dos estudantes quanto a existência e diversidade das espécies de quelônios encontradas no município e de alguns de seus hábitos como ativos principalmente no período chuvoso e enterrarem-se na lama nos períodos de seca. Considerei importante a experiência para minha formação inicial docente, os livros didáticos disponíveis apresentam informações insuficientes á variedade da espécie. Pretendo assim continuar desenvolvendo pesquisas que contribuam gerando subsídios para a formação inicial docente e o ensino de quelônios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE BIOLÓGICA, ENSINO DE QUELÔNIOS, FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID5015_17092018120904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO VIVALDO ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "VIVALDO WITCHOFF" "autor_email" => "alves_vivaldo@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48089 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3894 "inscrito_id" => 5015 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E O ENSINO DE QUELÔNIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "É grande a diversidade de seres vivos encontrados em nosso planeta, dentre estes podem citar-se os quelônios, animais característicos pela presença de cascos. Este grupo é muito diversificado e no Brasil conforme apontam estudiosos, são encontradas 23 espécies. É importante que a diversidade destes animais seja conhecida e preservada, uma destas formas acontecem pela educação, os quelônios podem surgir vinculados na discussão de inúmeros conteúdos. Assim torna-se importante também que seja investida na qualificação de professores, principalmente desde a sua formação inicial. Para tanto, o estágio supervisionado possibilita a atuação dos licenciando em sala de aula, atuação supervisionada por um professor regente vinculado á escola que o acolhe e também do professor vinculado á sua instituição formadora. Aliando a formação docente ao estágio supervisionado e ensino de quelônios, esta escrita visa relatar a experiência de abordar o conteúdo dos Quelônios no desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado do ensino médio, e após tecer reflexões sobre tal vivencia. Trata-se assim de uma pesquisa descritiva na forma de relato de experiência. Dentre os resultados obtidos, pode-se afirmar o conhecimento dos estudantes quanto a existência e diversidade das espécies de quelônios encontradas no município e de alguns de seus hábitos como ativos principalmente no período chuvoso e enterrarem-se na lama nos períodos de seca. Considerei importante a experiência para minha formação inicial docente, os livros didáticos disponíveis apresentam informações insuficientes á variedade da espécie. Pretendo assim continuar desenvolvendo pesquisas que contribuam gerando subsídios para a formação inicial docente e o ensino de quelônios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE BIOLÓGICA, ENSINO DE QUELÔNIOS, FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID5015_17092018120904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO VIVALDO ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "VIVALDO WITCHOFF" "autor_email" => "alves_vivaldo@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }