O GÊNERO TIRA EM QUADRINHOS: RESPONSIVIDADE E LETRAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO CRÍTICA DO ALUNO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48112 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1258 "inscrito_id" => 8743 "titulo" => "O GÊNERO TIRA EM QUADRINHOS: RESPONSIVIDADE E LETRAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO CRÍTICA DO ALUNO" "resumo" => "O gênero tira em quadrinhos constitui, sob nosso olhar, nas aulas destinadas à leitura, uma prática dialógico-discursiva que corrobora para o letramento social do aluno, uma vez que os recursos verbo-visuais deste gênero conduzem à leitura e à interpretação do mundo e das diversas práticas existente na sociedade. A partir dessa perspectiva, tomamos a seguinte questão-problema: de que modo uma abordagem do gênero tira em quadrinhos, em âmbito de planejamento, pode contribuir para o ensino-aprendizagem de leituras discursivas e para o desenvolvimento da responsividade nos alunos? Desta forma, elaboramos uma proposta didática que comporta o gênero tira em quadrinhos em aulas de leitura voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental II, pois concebemos o fato linguístico como algo situado sócio-historicamente, inserido num dado campo discursivo, de modo que o entendimento acerca dos diversos problemas sociais (racismo, democracia e machismo) materializados no gênero tornam-se veículo para a realização do letramento social dos alunos. Anuímos, assim, aos estudos sobre Letramento (Soares, 2010; Rojo, 2009; Kleiman, 1995) e aos estudos do Círculo de Bakhtin (2010, 2016, 2017) por entendermos que o trabalho com a leitura dialógico-discursiva contribuirá para o desenvolvimento da criticidade responsiva do aluno. Por se tratar de uma proposta didática, os resultados efetivam-se no âmbito de contribuirmos com uma formação de professores cada vez mais voltada para uma concepção dialógica e discursiva de ensino de língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNERO TIRA EM QUADRINHOS, PROPOSTA DIDÁTICA, LETRAMENTO, RESPONSIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID8743_03092018185721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIXANDRA GUEDES RODRIGUES DE MEDEIROS E OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALIXANDRA OLIVEIRA" "autor_email" => "alixandragm@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48112 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1258 "inscrito_id" => 8743 "titulo" => "O GÊNERO TIRA EM QUADRINHOS: RESPONSIVIDADE E LETRAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO CRÍTICA DO ALUNO" "resumo" => "O gênero tira em quadrinhos constitui, sob nosso olhar, nas aulas destinadas à leitura, uma prática dialógico-discursiva que corrobora para o letramento social do aluno, uma vez que os recursos verbo-visuais deste gênero conduzem à leitura e à interpretação do mundo e das diversas práticas existente na sociedade. A partir dessa perspectiva, tomamos a seguinte questão-problema: de que modo uma abordagem do gênero tira em quadrinhos, em âmbito de planejamento, pode contribuir para o ensino-aprendizagem de leituras discursivas e para o desenvolvimento da responsividade nos alunos? Desta forma, elaboramos uma proposta didática que comporta o gênero tira em quadrinhos em aulas de leitura voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental II, pois concebemos o fato linguístico como algo situado sócio-historicamente, inserido num dado campo discursivo, de modo que o entendimento acerca dos diversos problemas sociais (racismo, democracia e machismo) materializados no gênero tornam-se veículo para a realização do letramento social dos alunos. Anuímos, assim, aos estudos sobre Letramento (Soares, 2010; Rojo, 2009; Kleiman, 1995) e aos estudos do Círculo de Bakhtin (2010, 2016, 2017) por entendermos que o trabalho com a leitura dialógico-discursiva contribuirá para o desenvolvimento da criticidade responsiva do aluno. Por se tratar de uma proposta didática, os resultados efetivam-se no âmbito de contribuirmos com uma formação de professores cada vez mais voltada para uma concepção dialógica e discursiva de ensino de língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNERO TIRA EM QUADRINHOS, PROPOSTA DIDÁTICA, LETRAMENTO, RESPONSIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID8743_03092018185721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIXANDRA GUEDES RODRIGUES DE MEDEIROS E OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALIXANDRA OLIVEIRA" "autor_email" => "alixandragm@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }