O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48149 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4790 "inscrito_id" => 10031 "titulo" => "O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Muito se diverge as opiniões de como deve ser fornecido o ensino ao período de pré-alfabetização, enquanto alguns educadores abstêm-se a necessidade de ensinar a essa fase conteúdos que estimulem a futura alfabetização, outros defendem essa abordagem. Para tal, o lúdico é tido como um instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil tendo em vista seu formato dinâmico para ser trabalhado com crianças, principalmente da primeira infância. Com isso, objetiva-se por meio da presente pesquisa analisar a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças no período de pré-alfabetização. A pesquisa foi realizada com 22 crianças, regularmente matriculadas no pré II da Educação Infantil. Teve como método a pesquisa-ação, a qual requer uma participação ativa no contexto, seguida de uma intervenção, ainda, utilizou-se o lúdico em contação de história, musicalização e atividades feitas com material reciclado. Como resultado, observou-se que a maioria das crianças não conseguiam associar a forma gráfica ao som da letra, e assim, causando a dificuldade no reconhecimento das vogais, que é a base para realizar-se, posteriormente, a alfabetização. Logo, a intervenção lúdica foi empregada com a perspectiva de estimular o fonológico das crianças, sendo o uso da ludicidade, capaz proporcionar o entrosamento do aprendente com o assunto e o que é solícito por este, e assim, a aprendizagem se torna significativa tendo resultados efetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, PRÉ-ALFABETIZAÇÃO, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID10031_18092018135909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ BRITO MENDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEATRIZ" "autor_email" => "babibm12@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48149 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4790 "inscrito_id" => 10031 "titulo" => "O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Muito se diverge as opiniões de como deve ser fornecido o ensino ao período de pré-alfabetização, enquanto alguns educadores abstêm-se a necessidade de ensinar a essa fase conteúdos que estimulem a futura alfabetização, outros defendem essa abordagem. Para tal, o lúdico é tido como um instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil tendo em vista seu formato dinâmico para ser trabalhado com crianças, principalmente da primeira infância. Com isso, objetiva-se por meio da presente pesquisa analisar a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças no período de pré-alfabetização. A pesquisa foi realizada com 22 crianças, regularmente matriculadas no pré II da Educação Infantil. Teve como método a pesquisa-ação, a qual requer uma participação ativa no contexto, seguida de uma intervenção, ainda, utilizou-se o lúdico em contação de história, musicalização e atividades feitas com material reciclado. Como resultado, observou-se que a maioria das crianças não conseguiam associar a forma gráfica ao som da letra, e assim, causando a dificuldade no reconhecimento das vogais, que é a base para realizar-se, posteriormente, a alfabetização. Logo, a intervenção lúdica foi empregada com a perspectiva de estimular o fonológico das crianças, sendo o uso da ludicidade, capaz proporcionar o entrosamento do aprendente com o assunto e o que é solícito por este, e assim, a aprendizagem se torna significativa tendo resultados efetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, PRÉ-ALFABETIZAÇÃO, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID10031_18092018135909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ BRITO MENDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEATRIZ" "autor_email" => "babibm12@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }