Ao se ensinar história, o professor, na maioria dos casos, se depara com alunos desmotivados com a disciplina pelo fato da mesma ter uma fama de ser “chata e enfadonha”, esse estigma surgiu por conta de diversas gerações sendo ensinadas com aulas expositivas que causam o cansaço tanto do professor como dos alunos. Para mudar esse cenário, surgem as novas linguagens de ensino, com o objetivo de revolucionar o modo de se ensinar em sala de aula. Dentre essas novas linguagens estão os jogos digitais, que com uma grande carga de ludicidade, podem ser utilizados para além de meios recreativos, é possível utiliza-los também para o ensino de história. Nos seus primórdios, os jogos digitais, de fato, não possuíam grandes potenciais educativos, tratavam-se apenas de divertir o jogador, todavia, com a evolução da tecnologia, os jogos ganharam uma nova face, com gráficos bem reais e uma narrativa envolvente, os jogos digitais demonstram um grande potencial para o ensino. O objetivo desse trabalho será analisar os jogos digitais como uma ferramenta de ensino de história, para isso, serão usadas as discussões acerca do jogo e do lúdico, utilizadas por Huizinga (2014) e Benjamin (2009). Os jogos estão sempre presentes em nossas vidas, inclusive na educação.