O PROFESSOR DO SÉCULO XXI POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48241 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2374 "inscrito_id" => 8132 "titulo" => "O PROFESSOR DO SÉCULO XXI POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN." "resumo" => "O presente estudo vem discutir sobre como escolas publicas de Ensino Fundamental I desenvolvem ações e efetivam fazeres que visem proporcionar uma educação inclusiva nos seus dia a dia. Contudo trazem-se os seguintes objetivos: Pesquisar como estas escolas tem proporcionado no dia a dia uma educação que inclua sujeitos que necessitam desse fazer. Assim como: Entender quais são essas praticas e fazeres que visem à educação inclusiva na escola. E ainda: Perceber onde essas ações e esses fazeres tem chegado. A metodologia adotada liga-se diretamente a aspectos da pesquisa qualitativa. São estudados quatro professores de quatro Escolas públicas de Ensino Fundamental I da cidade de Mossoró-RN. Os sujeitos são estudados através de um questionário com duas perguntas fechadas. O lócus da pesquisa serão as escolas: A Escola Municipal Francisco De Assis Batista, a Escola Municipal Celina Guimaraes Viana, a Escola Municipal Professora Dolores Freire De Andrade, e a Escola Municipal Joaquim Da Silveira Borges. Alcançou-se resultados como: Muitas ainda são as dificuldades enfrentadas por estas Escolas quando assumem o papel de abraçar a causa de uma educação que inclui quem precisa ser incluído. Há dificuldades quanto à formação inicial desses professores que não recebem o suporte necessário para essa atuação nessa formação. Como de estrutura financeira, que não dá condições desse professor de realizar praticas e fazeres frente a esta nova forma de fazer inclusão. Há uma contradição entre as diferentes praticas dos professores estudados, que acham e veem o ato de incluir de forma distinta. A escola ainda tem muito que fazer para efetivar uma educação que de fato inclua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, FAZERES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID8132_10092018102426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍNTIA GURGEL DE MEDEIROS MORAIS" "autor_nome_curto" => "CÍNTIA" "autor_email" => "cintiagurgelfg@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48241 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2374 "inscrito_id" => 8132 "titulo" => "O PROFESSOR DO SÉCULO XXI POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN." "resumo" => "O presente estudo vem discutir sobre como escolas publicas de Ensino Fundamental I desenvolvem ações e efetivam fazeres que visem proporcionar uma educação inclusiva nos seus dia a dia. Contudo trazem-se os seguintes objetivos: Pesquisar como estas escolas tem proporcionado no dia a dia uma educação que inclua sujeitos que necessitam desse fazer. Assim como: Entender quais são essas praticas e fazeres que visem à educação inclusiva na escola. E ainda: Perceber onde essas ações e esses fazeres tem chegado. A metodologia adotada liga-se diretamente a aspectos da pesquisa qualitativa. São estudados quatro professores de quatro Escolas públicas de Ensino Fundamental I da cidade de Mossoró-RN. Os sujeitos são estudados através de um questionário com duas perguntas fechadas. O lócus da pesquisa serão as escolas: A Escola Municipal Francisco De Assis Batista, a Escola Municipal Celina Guimaraes Viana, a Escola Municipal Professora Dolores Freire De Andrade, e a Escola Municipal Joaquim Da Silveira Borges. Alcançou-se resultados como: Muitas ainda são as dificuldades enfrentadas por estas Escolas quando assumem o papel de abraçar a causa de uma educação que inclui quem precisa ser incluído. Há dificuldades quanto à formação inicial desses professores que não recebem o suporte necessário para essa atuação nessa formação. Como de estrutura financeira, que não dá condições desse professor de realizar praticas e fazeres frente a esta nova forma de fazer inclusão. Há uma contradição entre as diferentes praticas dos professores estudados, que acham e veem o ato de incluir de forma distinta. A escola ainda tem muito que fazer para efetivar uma educação que de fato inclua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, FAZERES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID8132_10092018102426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍNTIA GURGEL DE MEDEIROS MORAIS" "autor_nome_curto" => "CÍNTIA" "autor_email" => "cintiagurgelfg@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }