O SARAU LITERÁRIO EM METAMORFOSES CONCEITUAIS – NOVAS EXPRESSÕES DOS GÊNEROS LITERÁRIOS EM VIVÊNCIA EDUCATIVO-SÓCIO-CULTURAL.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48279 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "O SARAU LITERÁRIO EM METAMORFOSES CONCEITUAIS – NOVAS EXPRESSÕES DOS GÊNEROS LITERÁRIOS EM VIVÊNCIA EDUCATIVO-SÓCIO-CULTURAL." "resumo" => "Pertinente à da área de interesse do Grupo de Pesquisa em Tradições Culturais – GPTCULT, este artigo dedica-se ao relato e análise conceitual de significativa experiência vivenciada e observada ao longo de atividades institucionais internas e de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Codó, envolvendo literatura e sociedade no contexto do ensino médio. O tema foi despertado e construiu-se em razão de algumas atividades de extensão das quais participou-se por dois anos no exercício da disciplina Português para as turmas do Ensino Médio desse instituto. Como pressuposto teórico, trazem-se à tona as ideias de Luiz Antônio Marcuschi, no artigo intitulado “Da fala para a escrita: atividades de re-textualização”, que, em síntese, propõe que o letramento, muito mais do que a alfabetização, configura-se como a expressão social consciente que se constrói por meio da apropriação dos saberes que se consolidam na aquisição do domínio cidadão da leitura e da elaboração e uso dos gêneros textuais. Outro aspecto que se analisa em paralelo é também a construção de uma forte marca de identidade social que se pode vislumbrar nas entrelinhas das vivências culturais codoenses. Para este ângulo da análise, serão trazidas as ideias de Stuart Hall e Kathryn Woodward acerca das identidades sociais. Além dos relatos e análises, pretende-se contribuir para a proposição, talvez inédita, de um novo sentido e conceito a ser agregado ao termo sarau, concepção renovada que se observou gestada tanto nas experiências escolares codoenses das escolas anfitriãs quanto no próprio Instituto Federal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA, LETRAMENTO-LITERáRIO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID530_08092018101806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILÁSIA CHAVES DE AREA LEAO REINALDO" "autor_nome_curto" => "LILÁSIA" "autor_email" => "lilasiateacher@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48279 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 530 "titulo" => "O SARAU LITERÁRIO EM METAMORFOSES CONCEITUAIS – NOVAS EXPRESSÕES DOS GÊNEROS LITERÁRIOS EM VIVÊNCIA EDUCATIVO-SÓCIO-CULTURAL." "resumo" => "Pertinente à da área de interesse do Grupo de Pesquisa em Tradições Culturais – GPTCULT, este artigo dedica-se ao relato e análise conceitual de significativa experiência vivenciada e observada ao longo de atividades institucionais internas e de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Codó, envolvendo literatura e sociedade no contexto do ensino médio. O tema foi despertado e construiu-se em razão de algumas atividades de extensão das quais participou-se por dois anos no exercício da disciplina Português para as turmas do Ensino Médio desse instituto. Como pressuposto teórico, trazem-se à tona as ideias de Luiz Antônio Marcuschi, no artigo intitulado “Da fala para a escrita: atividades de re-textualização”, que, em síntese, propõe que o letramento, muito mais do que a alfabetização, configura-se como a expressão social consciente que se constrói por meio da apropriação dos saberes que se consolidam na aquisição do domínio cidadão da leitura e da elaboração e uso dos gêneros textuais. Outro aspecto que se analisa em paralelo é também a construção de uma forte marca de identidade social que se pode vislumbrar nas entrelinhas das vivências culturais codoenses. Para este ângulo da análise, serão trazidas as ideias de Stuart Hall e Kathryn Woodward acerca das identidades sociais. Além dos relatos e análises, pretende-se contribuir para a proposição, talvez inédita, de um novo sentido e conceito a ser agregado ao termo sarau, concepção renovada que se observou gestada tanto nas experiências escolares codoenses das escolas anfitriãs quanto no próprio Instituto Federal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA, LETRAMENTO-LITERáRIO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID530_08092018101806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILÁSIA CHAVES DE AREA LEAO REINALDO" "autor_nome_curto" => "LILÁSIA" "autor_email" => "lilasiateacher@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }