O TEOR DAS HISTÓRIAS INFANTIS PARA A CONSTRUÇÃO DO INTELECTO DA
CRIANÇA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48294 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2463 "inscrito_id" => 7999 "titulo" => """ O TEOR DAS HISTÓRIAS INFANTIS PARA A CONSTRUÇÃO DO INTELECTO DA\r\n CRIANÇA """ "resumo" => "Quando uma criança em idade escolar ouve ou ler uma história, ela se adentra num universo particular e encantador. Para isso, é necessário que o contexto exponha uma narrativa repleta ou não de surpresas, mistérios e magia. Para tal, o contexto deve apresentar algo que traga diversão e ensinamento, além de despertar o interesse da criança, possa estimular a sua curiosidade e consequentemente a sua criatividade. A partir da interação lúdica e prazerosa da criança em relação à história narrada, poderá haver também uma enorme possibilidade de que num aspecto geral, podem suscitar a formação tanto de bons leitores quanto de excelentes escritores. Ao explorar a fantasia e a imaginação de uma criança, através de uma história contada pelo professor, instiga-se todo um universo criativo, além de fortalecer a interação entre a trama do texto, os personagens e o leitor. Quem saudosamente não se lembra das tantas histórias lidas e ouvidas quando crianças? Das inúmeras historinhas contadas por alguns pais, ao pé da cama antes de dormir? Ou aquela história narrada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental? No entanto, se faz necessário que o professor se utilize dessa ferramenta para estimular a imaginação da criança e levá-la a descobrir a beleza, a fantasia e o lúdico, existentes numa história. O ato de contar de história pode ser um subterfúgio muito relevante para a formação da criança garantindo-se, dessa forma, melhorar o processo educacional sob uma perspectiva que valorize a construção de sujeitos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIATIVIDADE, FANTASIA, IMAGINAÇÃO, LÚDICO, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID7999_10092018120610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA RONILDA DE SALES DUTRA" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "cleopsyque@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48294 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2463 "inscrito_id" => 7999 "titulo" => """ O TEOR DAS HISTÓRIAS INFANTIS PARA A CONSTRUÇÃO DO INTELECTO DA\r\n CRIANÇA """ "resumo" => "Quando uma criança em idade escolar ouve ou ler uma história, ela se adentra num universo particular e encantador. Para isso, é necessário que o contexto exponha uma narrativa repleta ou não de surpresas, mistérios e magia. Para tal, o contexto deve apresentar algo que traga diversão e ensinamento, além de despertar o interesse da criança, possa estimular a sua curiosidade e consequentemente a sua criatividade. A partir da interação lúdica e prazerosa da criança em relação à história narrada, poderá haver também uma enorme possibilidade de que num aspecto geral, podem suscitar a formação tanto de bons leitores quanto de excelentes escritores. Ao explorar a fantasia e a imaginação de uma criança, através de uma história contada pelo professor, instiga-se todo um universo criativo, além de fortalecer a interação entre a trama do texto, os personagens e o leitor. Quem saudosamente não se lembra das tantas histórias lidas e ouvidas quando crianças? Das inúmeras historinhas contadas por alguns pais, ao pé da cama antes de dormir? Ou aquela história narrada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental? No entanto, se faz necessário que o professor se utilize dessa ferramenta para estimular a imaginação da criança e levá-la a descobrir a beleza, a fantasia e o lúdico, existentes numa história. O ato de contar de história pode ser um subterfúgio muito relevante para a formação da criança garantindo-se, dessa forma, melhorar o processo educacional sob uma perspectiva que valorize a construção de sujeitos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIATIVIDADE, FANTASIA, IMAGINAÇÃO, LÚDICO, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID7999_10092018120610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA RONILDA DE SALES DUTRA" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "cleopsyque@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }