O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM FLORIANO/PI
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48312 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM FLORIANO/PI" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comprometer a comunicação e a interação social. Tema bastante discutido no processo de inclusão educacional, no que diz respeito ao acesso, permanência e construção da aprendizagem. Esse artigo teve como objetivo compreender como estava acontecendo o processo de inclusão de alunos autistas em uma escola particular em Floriano/PI, além de identificar os desafios e possibilidades na prática pedagógica de alguns professores. O percurso metodológico da pesquisa foi realizado seguindo uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário com perguntas abertas com 04 (quatro) professores do Ensino Fundamental. Constatou-se que os professores realizavam uma prática pedagógica inclusiva, promovendo estratégias metodológicas que contribuíam para a construção da aprendizagem das crianças autistas. Entretanto, há necessidade da construção de uma sala multifuncional para trabalhar com alunos que necessitam de uma atenção educacional especializada, a fim de propiciar um ambiente pautado na inclusão de forma prática e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, METODOLOGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID71_09082018221933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAÚJO NETO" "autor_nome_curto" => "ZACARIAS" "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48312 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM FLORIANO/PI" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comprometer a comunicação e a interação social. Tema bastante discutido no processo de inclusão educacional, no que diz respeito ao acesso, permanência e construção da aprendizagem. Esse artigo teve como objetivo compreender como estava acontecendo o processo de inclusão de alunos autistas em uma escola particular em Floriano/PI, além de identificar os desafios e possibilidades na prática pedagógica de alguns professores. O percurso metodológico da pesquisa foi realizado seguindo uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário com perguntas abertas com 04 (quatro) professores do Ensino Fundamental. Constatou-se que os professores realizavam uma prática pedagógica inclusiva, promovendo estratégias metodológicas que contribuíam para a construção da aprendizagem das crianças autistas. Entretanto, há necessidade da construção de uma sala multifuncional para trabalhar com alunos que necessitam de uma atenção educacional especializada, a fim de propiciar um ambiente pautado na inclusão de forma prática e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, METODOLOGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID71_09082018221933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAÚJO NETO" "autor_nome_curto" => "ZACARIAS" "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }