O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48365 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2183 "inscrito_id" => 10255 "titulo" => "O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Através deste artigo nos propomos a discutir a inserção de alguns recursos tecnológicos nas aulas de geografia, para tanto trouxemos como atividade educativa no ambiente escolar o ensino através da música popular brasileira por meio de vídeos, mostrando a importância que os mesmos têm na prática do professor quando agregamos novos valores aos conteúdos programáticos apresentados pelos livros didáticos. Para tanto, é necessário ressaltar a grande importância do estágio supervisionado II, em nossa experiência, pois, foi através deste que pudemos colocar em prática tudo que nos propomos a acrescentar para as aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Maria Gertrudes de Carvalho Neves, da cidade Caiçara – PB. A busca pelo ensino com o uso de recursos audiovisuais a fim de atrair os alunos para um envolvimento maior com a geografia foi nosso grande objetivo, visto que entendemos e defendemos que esta disciplina nos insere num contexto ao qual não podemos negar sua influência, pois, somos agentes da transformação. Contudo, no tocante a sua ação direta na nossa existência, somos efetivamente agentes transformadores dos espaços onde convivemos, nossas ações no cenário politico, social, cultural, e ambiental sofrem diariamente a influência exercida pelo homem seu maior predador. Por fim, chegamos à conclusão que existe ainda grande resistência por parte dos professores no tocante a inserção dos recursos audiovisuais como subsídio para a sua prática docente, o que nos leva a persistir com nossa proposta, mostrando o valor que estes recursos podem acrescentar na prática diária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, RECURSO AUDIOVISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10255_09092018220113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE KELY MORAES SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michele.kmoraes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48365 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2183 "inscrito_id" => 10255 "titulo" => "O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Através deste artigo nos propomos a discutir a inserção de alguns recursos tecnológicos nas aulas de geografia, para tanto trouxemos como atividade educativa no ambiente escolar o ensino através da música popular brasileira por meio de vídeos, mostrando a importância que os mesmos têm na prática do professor quando agregamos novos valores aos conteúdos programáticos apresentados pelos livros didáticos. Para tanto, é necessário ressaltar a grande importância do estágio supervisionado II, em nossa experiência, pois, foi através deste que pudemos colocar em prática tudo que nos propomos a acrescentar para as aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Maria Gertrudes de Carvalho Neves, da cidade Caiçara – PB. A busca pelo ensino com o uso de recursos audiovisuais a fim de atrair os alunos para um envolvimento maior com a geografia foi nosso grande objetivo, visto que entendemos e defendemos que esta disciplina nos insere num contexto ao qual não podemos negar sua influência, pois, somos agentes da transformação. Contudo, no tocante a sua ação direta na nossa existência, somos efetivamente agentes transformadores dos espaços onde convivemos, nossas ações no cenário politico, social, cultural, e ambiental sofrem diariamente a influência exercida pelo homem seu maior predador. Por fim, chegamos à conclusão que existe ainda grande resistência por parte dos professores no tocante a inserção dos recursos audiovisuais como subsídio para a sua prática docente, o que nos leva a persistir com nossa proposta, mostrando o valor que estes recursos podem acrescentar na prática diária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, RECURSO AUDIOVISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10255_09092018220113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE KELY MORAES SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michele.kmoraes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }