O “MEMORIAL” COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL: EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48402 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3637 "inscrito_id" => 9420 "titulo" => "O “MEMORIAL” COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL: EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => ": A avaliação, na concepção de educação democrática, é parte de um processo pedagógico que consiste em observar o progresso do aluno, analisar os resultados obtidos ao longo de um determinado tempo e modificar as ações, à medida que for necessário para aumentar o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, faz-se necessário promover discussões acerca do planejamento e da avaliação educacional, bem como da importância da autoavaliação para o processo de construção das identidades pessoais e coletivas. Nessa perspectiva, este artigo objetiva analisar a significados de avaliação e seus possíveis desdobramentos enquanto prática avaliativa nas escolas. Consiste em um estudo bibliográfico realizado no decorrer da disciplina Planejamento e Avaliação Educacional II, ofertada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), no período de fevereiro a junho de 2018. Conclui-se que a avaliação é um componente fundamental do planejamento educacional, que não deve se restringir à aprendizagem e ao desempenho das crianças, mas abranger também o desempenho dos profissionais e os processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o “memorial” pode se constituir um instrumento de avaliação sistemática nos processos de ensino e aprendizagem, favorecendo significativamente à autoavaliação, fundamental ao crescimento pessoal e coletivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, AVALIAÇÃO, AUTOAVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9420_16092018165857.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LESSANA KEMIAC" "autor_nome_curto" => "LESSANA" "autor_email" => "lessanakemiac@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48402 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3637 "inscrito_id" => 9420 "titulo" => "O “MEMORIAL” COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL: EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => ": A avaliação, na concepção de educação democrática, é parte de um processo pedagógico que consiste em observar o progresso do aluno, analisar os resultados obtidos ao longo de um determinado tempo e modificar as ações, à medida que for necessário para aumentar o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, faz-se necessário promover discussões acerca do planejamento e da avaliação educacional, bem como da importância da autoavaliação para o processo de construção das identidades pessoais e coletivas. Nessa perspectiva, este artigo objetiva analisar a significados de avaliação e seus possíveis desdobramentos enquanto prática avaliativa nas escolas. Consiste em um estudo bibliográfico realizado no decorrer da disciplina Planejamento e Avaliação Educacional II, ofertada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), no período de fevereiro a junho de 2018. Conclui-se que a avaliação é um componente fundamental do planejamento educacional, que não deve se restringir à aprendizagem e ao desempenho das crianças, mas abranger também o desempenho dos profissionais e os processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o “memorial” pode se constituir um instrumento de avaliação sistemática nos processos de ensino e aprendizagem, favorecendo significativamente à autoavaliação, fundamental ao crescimento pessoal e coletivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, AVALIAÇÃO, AUTOAVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9420_16092018165857.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LESSANA KEMIAC" "autor_nome_curto" => "LESSANA" "autor_email" => "lessanakemiac@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }