: A avaliação, na concepção de educação democrática, é parte de um processo pedagógico que consiste em observar o progresso do aluno, analisar os resultados obtidos ao longo de um determinado tempo e modificar as ações, à medida que for necessário para aumentar o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, faz-se necessário promover discussões acerca do planejamento e da avaliação educacional, bem como da importância da autoavaliação para o processo de construção das identidades pessoais e coletivas. Nessa perspectiva, este artigo objetiva analisar a significados de avaliação e seus possíveis desdobramentos enquanto prática avaliativa nas escolas. Consiste em um estudo bibliográfico realizado no decorrer da disciplina Planejamento e Avaliação Educacional II, ofertada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), no período de fevereiro a junho de 2018. Conclui-se que a avaliação é um componente fundamental do planejamento educacional, que não deve se restringir à aprendizagem e ao desempenho das crianças, mas abranger também o desempenho dos profissionais e os processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o “memorial” pode se constituir um instrumento de avaliação sistemática nos processos de ensino e aprendizagem, favorecendo significativamente à autoavaliação, fundamental ao crescimento pessoal e coletivo.