OFICINA DE SOLOS, COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO, MINISTRADA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48412 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1801 "inscrito_id" => 6006 "titulo" => "OFICINA DE SOLOS, COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO, MINISTRADA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO." "resumo" => "O papel central do Ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação, ou seja, aguçando sua curiosidade. Os professores devem promover práticas de participação, como as oficinas e provocar uma abordagem que instigue a curiosidade, a dúvida e a busca pelo saber; que considere as experiências individuais, afim de que por meio da reflexão e unificação de saberes forme-se um conhecimento coletivo e contextualizado. A oficina trabalhou os conhecimentos das geociências referentes ao solo com alunos de graduação do curso de licenciatura em ciências biológicas e licenciatura em geografia, realizada no 1º Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco No campus Mata Norte. Durante a oficina intitulada Solo como material didático: Pintura com tinta de solos e colagem de solos sobre superfícies. Foram exploradas questões ambientais trabalhadas através de gravuras, com pinturas em tintas de solos e colagem com solos. Através do manuseio com solos foram criadas situações de aprendizagem buscando estimular a observação, a descrição, a experimentação, a representação, a comparação e a construção de explicações, analogia e síntese dessas relações, além de investigar conhecimentos adquiridos pelos alunos. A oficina foi concebida com intuito de incentivar novas estratégias de ensino aos atuais e futuros professores da Educação Básica bem como, também auxiliar a possibilidade de repensar a prática docente pelos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOCIÊNCIAS, OFICINA, SOLOS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6006_08092018192420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁUREA LUCINA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ÁUREA" "autor_email" => "aureamonteiro@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48412 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1801 "inscrito_id" => 6006 "titulo" => "OFICINA DE SOLOS, COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO, MINISTRADA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO." "resumo" => "O papel central do Ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação, ou seja, aguçando sua curiosidade. Os professores devem promover práticas de participação, como as oficinas e provocar uma abordagem que instigue a curiosidade, a dúvida e a busca pelo saber; que considere as experiências individuais, afim de que por meio da reflexão e unificação de saberes forme-se um conhecimento coletivo e contextualizado. A oficina trabalhou os conhecimentos das geociências referentes ao solo com alunos de graduação do curso de licenciatura em ciências biológicas e licenciatura em geografia, realizada no 1º Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco No campus Mata Norte. Durante a oficina intitulada Solo como material didático: Pintura com tinta de solos e colagem de solos sobre superfícies. Foram exploradas questões ambientais trabalhadas através de gravuras, com pinturas em tintas de solos e colagem com solos. Através do manuseio com solos foram criadas situações de aprendizagem buscando estimular a observação, a descrição, a experimentação, a representação, a comparação e a construção de explicações, analogia e síntese dessas relações, além de investigar conhecimentos adquiridos pelos alunos. A oficina foi concebida com intuito de incentivar novas estratégias de ensino aos atuais e futuros professores da Educação Básica bem como, também auxiliar a possibilidade de repensar a prática docente pelos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOCIÊNCIAS, OFICINA, SOLOS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6006_08092018192420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁUREA LUCINA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ÁUREA" "autor_email" => "aureamonteiro@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }