OS DESAFIOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA GEOGRAFIA ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48452 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 4701 "titulo" => "OS DESAFIOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA GEOGRAFIA ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Resumo: Os últimos anos vêm sendo marcados por grandes mudanças, muitas destas, são inovações positivas como acontece no campo da tecnologia, da integração mundial a partir da globalização. Mas também é possível elencar grandes problemáticas, a exemplo das questões ambientais e políticas, da desigualdade social e educacional, além do sistema econômico perverso contribuindo para uma sociedade excludente arraigada de problemas. Assim, a escola não está isenta dos reflexos diretos desta realidade. O objetivo da pesquisa é analisar as características da Geografia escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, Guarabira-PB, assim como entender a importância da práxis no processo ensino/aprendizagem ocorridos na escola. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa envolveram aspectos qualitativos e quantitativos, para melhor compreender a dinâmica instalada no âmbito do ensino de Geografia da rede estadual de ensino médio pertencente à escola José Soares de Carvalho, Guarabira-PB. Para fundamentar a argumentação teórica serão consideradas referencias biográficas baseada nas ideias de alguns autores da área. Em seguida, realizou-se os procedimentos da pesquisa de campo, na referida escola, com a finalidade de conhecer e construir uma proximidade com os educandos e professores, Pode-se concluir que A pesquisa possibilitou entender a práxis pedagógica trabalhada na sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, o que mostra uma boa interação com as temáticas do dia a dia e a contextualização dos conteúdos abordados, sendo necessário, ainda, dar continuidade a esta visa mais crítica da realidade para possibilitar a emancipação dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO, FORMAÇÃO CRÍTICA, DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4701_02072018205107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA GLÓRIA VIEIRA ANSELMO" "autor_nome_curto" => "GLÓRIA" "autor_email" => "gloria.anselmo@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48452 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 4701 "titulo" => "OS DESAFIOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA GEOGRAFIA ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Resumo: Os últimos anos vêm sendo marcados por grandes mudanças, muitas destas, são inovações positivas como acontece no campo da tecnologia, da integração mundial a partir da globalização. Mas também é possível elencar grandes problemáticas, a exemplo das questões ambientais e políticas, da desigualdade social e educacional, além do sistema econômico perverso contribuindo para uma sociedade excludente arraigada de problemas. Assim, a escola não está isenta dos reflexos diretos desta realidade. O objetivo da pesquisa é analisar as características da Geografia escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, Guarabira-PB, assim como entender a importância da práxis no processo ensino/aprendizagem ocorridos na escola. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa envolveram aspectos qualitativos e quantitativos, para melhor compreender a dinâmica instalada no âmbito do ensino de Geografia da rede estadual de ensino médio pertencente à escola José Soares de Carvalho, Guarabira-PB. Para fundamentar a argumentação teórica serão consideradas referencias biográficas baseada nas ideias de alguns autores da área. Em seguida, realizou-se os procedimentos da pesquisa de campo, na referida escola, com a finalidade de conhecer e construir uma proximidade com os educandos e professores, Pode-se concluir que A pesquisa possibilitou entender a práxis pedagógica trabalhada na sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, o que mostra uma boa interação com as temáticas do dia a dia e a contextualização dos conteúdos abordados, sendo necessário, ainda, dar continuidade a esta visa mais crítica da realidade para possibilitar a emancipação dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO, FORMAÇÃO CRÍTICA, DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4701_02072018205107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA GLÓRIA VIEIRA ANSELMO" "autor_nome_curto" => "GLÓRIA" "autor_email" => "gloria.anselmo@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }