OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA GESTÃO ESCOLAR: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48460 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4618 "inscrito_id" => 5990 "titulo" => "OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA GESTÃO ESCOLAR: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => """ Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado das atividades e vivências\r\n realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado II – Gestão Educacional,\r\n do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O\r\n estágio em gestão educacional busca inserir os estudantes no espaço da gestão das\r\n escolas a partir de estudos avaliativos sobre as práticas vivenciadas na gestão escolar\r\n em seus diferentes contextos. A atividade de estágio foi realizada na Escola Estadual de\r\n Ensino Fundamental e Médio Professor Renato Fonseca Filho, na cidade de Cuité de\r\n Mamanguape-PB. Nessa experiência, através da observação, da pesquisa documental e\r\n da aplicação de questionário ao diretor, coordenador pedagógico, professores e\r\n funcionários de apoio, foi possível conhecer o trabalho realizado pela Gestão. O\r\n trabalho procura destacar os desafios encontrados no cotidiano da instituição escolar,\r\n ressaltando a importância de uma gestão participativa e democrática na busca de um\r\n trabalho articulado com a comunidade escolar. Busca, também, entender o papel da\r\n gestão escolar na realidade observada, especialmente em relação às especificidades de\r\n cada função para efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.\r\n Evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também\r\n influencia de forma significativa a formação cidadã do aluno. Como aporte teórico, as\r\n discussões se fundamentaram na visão de autores como: Libâneo, Oliveira e Toschi\r\n (2010), Freire (2001), Gadotti e Romão (2004), Placco e Almeida (2010), que discutem\r\n sobre: a importância da gestão participativa e democrática; o reconhecimento do papel\r\n de cada membro da escola para a concretização do processo de ensino e aprendizagem;\r\n os desafios encontrados pela gestão no âmbito educacional e a relevância do papel do\r\n coordenador pedagógico como mediador da relação\r\n professor/aluno/gestor/comunidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5990_17092018232742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "dayane.ribeiro.10@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48460 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4618 "inscrito_id" => 5990 "titulo" => "OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA GESTÃO ESCOLAR: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => """ Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado das atividades e vivências\r\n realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado II – Gestão Educacional,\r\n do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O\r\n estágio em gestão educacional busca inserir os estudantes no espaço da gestão das\r\n escolas a partir de estudos avaliativos sobre as práticas vivenciadas na gestão escolar\r\n em seus diferentes contextos. A atividade de estágio foi realizada na Escola Estadual de\r\n Ensino Fundamental e Médio Professor Renato Fonseca Filho, na cidade de Cuité de\r\n Mamanguape-PB. Nessa experiência, através da observação, da pesquisa documental e\r\n da aplicação de questionário ao diretor, coordenador pedagógico, professores e\r\n funcionários de apoio, foi possível conhecer o trabalho realizado pela Gestão. O\r\n trabalho procura destacar os desafios encontrados no cotidiano da instituição escolar,\r\n ressaltando a importância de uma gestão participativa e democrática na busca de um\r\n trabalho articulado com a comunidade escolar. Busca, também, entender o papel da\r\n gestão escolar na realidade observada, especialmente em relação às especificidades de\r\n cada função para efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.\r\n Evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também\r\n influencia de forma significativa a formação cidadã do aluno. Como aporte teórico, as\r\n discussões se fundamentaram na visão de autores como: Libâneo, Oliveira e Toschi\r\n (2010), Freire (2001), Gadotti e Romão (2004), Placco e Almeida (2010), que discutem\r\n sobre: a importância da gestão participativa e democrática; o reconhecimento do papel\r\n de cada membro da escola para a concretização do processo de ensino e aprendizagem;\r\n os desafios encontrados pela gestão no âmbito educacional e a relevância do papel do\r\n coordenador pedagógico como mediador da relação\r\n professor/aluno/gestor/comunidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5990_17092018232742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANE" "autor_email" => "dayane.ribeiro.10@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }