OS ESPAÇOS ESCOLARES E A PROMOÇÃO DA PRÁTICA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48472 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4240 "inscrito_id" => 11388 "titulo" => "OS ESPAÇOS ESCOLARES E A PROMOÇÃO DA PRÁTICA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo objetivou averiguar de que forma os professores de uma escola de Educação Infantil, instigam as crianças a investigarem os diferentes espaços os diferentes espaços proporcionados à elas pela instituição de ensino. Este trabalho considerou como espaço um local as crianças interagem com ele, o qual proporciona situações de aprendizagens. Já a investigação entende-se como uma prática cotidiana, no qual as crianças, desde muito pequenas, exploram o espaço à sua volta a fim de conhecer o mundo externo, criando hipóteses para situações que se originam no seu dia-a-dia. Para tanto, esta investigação seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa, onde considerou como sujeitos uma turma do berçário, pertencente a uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino, de um município do Vale do Taquari/RS. Para a análise de dados, fez-se uma aproximação com a técnica Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2012). A partir da análise dos dados, foi possível observar que a instituição de ensino possibilita às crianças diferentes espaços para exploração, como os corredores da escola. Os espaços oportunizados foram pensados e potencializados com materiais que permitiram a manipulação e a experimentação das crianças, possibilitando às mesmas o desenvolvimento da autonomia, instigando a curiosidade das crianças e o desejo por descobrir o desconhecido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ESPAÇOS ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID11388_17092018200336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA PEDERIVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vpederiva@universo.univat" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48472 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4240 "inscrito_id" => 11388 "titulo" => "OS ESPAÇOS ESCOLARES E A PROMOÇÃO DA PRÁTICA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo objetivou averiguar de que forma os professores de uma escola de Educação Infantil, instigam as crianças a investigarem os diferentes espaços os diferentes espaços proporcionados à elas pela instituição de ensino. Este trabalho considerou como espaço um local as crianças interagem com ele, o qual proporciona situações de aprendizagens. Já a investigação entende-se como uma prática cotidiana, no qual as crianças, desde muito pequenas, exploram o espaço à sua volta a fim de conhecer o mundo externo, criando hipóteses para situações que se originam no seu dia-a-dia. Para tanto, esta investigação seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa, onde considerou como sujeitos uma turma do berçário, pertencente a uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino, de um município do Vale do Taquari/RS. Para a análise de dados, fez-se uma aproximação com a técnica Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2012). A partir da análise dos dados, foi possível observar que a instituição de ensino possibilita às crianças diferentes espaços para exploração, como os corredores da escola. Os espaços oportunizados foram pensados e potencializados com materiais que permitiram a manipulação e a experimentação das crianças, possibilitando às mesmas o desenvolvimento da autonomia, instigando a curiosidade das crianças e o desejo por descobrir o desconhecido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ESPAÇOS ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID11388_17092018200336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA PEDERIVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vpederiva@universo.univat" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }