OS SUBTERFÚGIOS PARA UMA IDENTIDADE DOCENTE EM CRISE EM CONTEXTOS DE PRECARIZAÇÃO: RESISTÊNCIA, RESILIÊNCIA E DESISTÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48503 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 476 "titulo" => "OS SUBTERFÚGIOS PARA UMA IDENTIDADE DOCENTE EM CRISE EM CONTEXTOS DE PRECARIZAÇÃO: RESISTÊNCIA, RESILIÊNCIA E DESISTÊNCIA" "resumo" => "o artigo tem a pretensão de discutir acerca da identidade docente frente ao cenário de precarização do trabalho dos professores. Portanto, de que maneira estes profissionais percebem a falta de identificação com o magistério diante de tal realidade. Para tanto, elegemos objetivos que organizam o texto e nos ajudam a construir um pensamento coeso na construção teórica. Assim, temos como objetivo geral: compreender e discutir as relações existentes entre precarização do trabalho docente e identificação com o magistério. Como objetivos específicos trazemos: 1) entender o conceito de identidade docente; 2) apresentar os aspectos precarizadores no trabalho docente; e por fim, 3) expor a partir de alguns estudos as relações entre identidade versus desistência/desmotivação com a docência. Estruturalmente o artigo encontra-se da seguinte maneira: a) Introdução, na qual fazemos nossas primeiras alusões acerca do objeto de estudo; b) Definições sobre identidade docente, seção a qual temos a pretensão de trazer as compreensões sobre a identidade profissional docente; c) Trabalho docente: os aspectos precarizantes na docência, tópico o qual nos debruçamos a evidenciar os principais elementos que precarizam o trabalho docente; d) Identidade docente: (des)motivação e desistência, nessa parte do texto buscamos evidenciar as relações entre as condições do trabalho docente com a motivação ou desistência a partir do que alguns estudos apontam; e, e) Conclusões, onde realizamos algumas elucidações/reflexões acerca do tema debatido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, PRECARIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID476_09092018140033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAIS MARTINS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOAIS MARTINS" "autor_email" => "joais_martins@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48503 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 476 "titulo" => "OS SUBTERFÚGIOS PARA UMA IDENTIDADE DOCENTE EM CRISE EM CONTEXTOS DE PRECARIZAÇÃO: RESISTÊNCIA, RESILIÊNCIA E DESISTÊNCIA" "resumo" => "o artigo tem a pretensão de discutir acerca da identidade docente frente ao cenário de precarização do trabalho dos professores. Portanto, de que maneira estes profissionais percebem a falta de identificação com o magistério diante de tal realidade. Para tanto, elegemos objetivos que organizam o texto e nos ajudam a construir um pensamento coeso na construção teórica. Assim, temos como objetivo geral: compreender e discutir as relações existentes entre precarização do trabalho docente e identificação com o magistério. Como objetivos específicos trazemos: 1) entender o conceito de identidade docente; 2) apresentar os aspectos precarizadores no trabalho docente; e por fim, 3) expor a partir de alguns estudos as relações entre identidade versus desistência/desmotivação com a docência. Estruturalmente o artigo encontra-se da seguinte maneira: a) Introdução, na qual fazemos nossas primeiras alusões acerca do objeto de estudo; b) Definições sobre identidade docente, seção a qual temos a pretensão de trazer as compreensões sobre a identidade profissional docente; c) Trabalho docente: os aspectos precarizantes na docência, tópico o qual nos debruçamos a evidenciar os principais elementos que precarizam o trabalho docente; d) Identidade docente: (des)motivação e desistência, nessa parte do texto buscamos evidenciar as relações entre as condições do trabalho docente com a motivação ou desistência a partir do que alguns estudos apontam; e, e) Conclusões, onde realizamos algumas elucidações/reflexões acerca do tema debatido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, TRABALHO DOCENTE, PRECARIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID476_09092018140033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAIS MARTINS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOAIS MARTINS" "autor_email" => "joais_martins@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }