PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE PRÁTICA DOCENTE: O PROFESSOR COMO SUJEITO DA AÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48507 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2729 "inscrito_id" => 9919 "titulo" => "PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE PRÁTICA DOCENTE: O PROFESSOR COMO SUJEITO DA AÇÃO" "resumo" => "Este estudo bibliográfico é a primeira etapa do projeto de pesquisa “Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa” que se propõe a interpretar o processo de construção do saber docente a partir o horizonte de significado que as pessoas produzem por meio da profissionalização. A pesquisa bibliográfica direcionou-se a buscar nas bases de dados Scielo e Redalyc, a produção de artigos do período de 2009 e 2018, a partir das categorias: prática docente, prática educativa e prática pedagógica. Decorrente do volume de 37 artigos encontrados, durante o processo de caracterização foram definidas sete categorias intermediarias: prática docente (12); formação, trabalho e carreira (8); escola, currículo e sociedade (7); pesquisa e prática (4); Teoria e prática (5); planejamento e avaliação (2); metodologia de ensino (1). E, finalmente, priorizada para análise a categoria pratica docente (12). Os textos apresentam abordagens teóricas das áreas de filosofia, psicologia, linguística e da área de saúde, dividindo-se em dois grupos de pesquisa teóricas ou empíricas, cada um com 6 artigos. O resultado demonstra a discussão em quatro grupo temáticos: as práticas consideradas bem-sucedidas; as práticas de inovação pedagógica; os processos de construção do docente e, por último, o desenvolvimento do saber dos estudantes. Um tipo de análise que leve em conta a sentido atribuídos pelos sujeitos às suas ações e às suas relações a partir dos seus motivadores, expressa, em linhas gerais nestes artigos, será o fundamento da investigação em andamento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, SUJEITO DA AÇÃO, SIGNIFICADO DA AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID9919_10092018162805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANILDO MORAES ESTUMANO" "autor_nome_curto" => "EVANILDO" "autor_email" => "evanildoestumano@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48507 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2729 "inscrito_id" => 9919 "titulo" => "PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE PRÁTICA DOCENTE: O PROFESSOR COMO SUJEITO DA AÇÃO" "resumo" => "Este estudo bibliográfico é a primeira etapa do projeto de pesquisa “Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa” que se propõe a interpretar o processo de construção do saber docente a partir o horizonte de significado que as pessoas produzem por meio da profissionalização. A pesquisa bibliográfica direcionou-se a buscar nas bases de dados Scielo e Redalyc, a produção de artigos do período de 2009 e 2018, a partir das categorias: prática docente, prática educativa e prática pedagógica. Decorrente do volume de 37 artigos encontrados, durante o processo de caracterização foram definidas sete categorias intermediarias: prática docente (12); formação, trabalho e carreira (8); escola, currículo e sociedade (7); pesquisa e prática (4); Teoria e prática (5); planejamento e avaliação (2); metodologia de ensino (1). E, finalmente, priorizada para análise a categoria pratica docente (12). Os textos apresentam abordagens teóricas das áreas de filosofia, psicologia, linguística e da área de saúde, dividindo-se em dois grupos de pesquisa teóricas ou empíricas, cada um com 6 artigos. O resultado demonstra a discussão em quatro grupo temáticos: as práticas consideradas bem-sucedidas; as práticas de inovação pedagógica; os processos de construção do docente e, por último, o desenvolvimento do saber dos estudantes. Um tipo de análise que leve em conta a sentido atribuídos pelos sujeitos às suas ações e às suas relações a partir dos seus motivadores, expressa, em linhas gerais nestes artigos, será o fundamento da investigação em andamento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, SUJEITO DA AÇÃO, SIGNIFICADO DA AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID9919_10092018162805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANILDO MORAES ESTUMANO" "autor_nome_curto" => "EVANILDO" "autor_email" => "evanildoestumano@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }