PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES SOBRE A LAGOA OLHO D’ÁGUA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48551 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4430 "inscrito_id" => 3671 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES SOBRE A LAGOA OLHO D’ÁGUA" "resumo" => "A educação necessita incorporar perspectivas mais críticas e contextualizadas promovendo uma formação cidadã. Para isso é fundamental que o docente conheça e utilize a realidade na qual os estudantes estão inseridos nas suas estratégias didáticas. Com esse objetivo buscou-se analisar a percepção dos professores do componente curricular Ciências no ensino fundamental II a respeito de uma lagoa situada no município que lecionam e de que forma os mesmos a incorporariam em suas aulas. Foram aplicados questionários semi-estruturados aos docentes de diversas instituições municipais de ensino fundamental dessa localidade. Foram entrevistados 19 professores de Ciências da rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes, os quais 79% são efetivos e 42% lecionam em mais de uma escola. A maioria deles (63%) desconhece a Lagoa Olho d’Água, a maior lagoa de restinga em área urbana do Brasil, mas acredita que ela poderia receber incursões, embora a realização dessas não seja viabilizada pela secretaria de educação de seu Município. Apenas 26% dos entrevistados realizaram incursões com suas turmas. Dentre os conteúdos sugeridos predominaram: água (poluição, tratamento, saneamento, hidrosfera, doenças e ciclos biogeoquímicos); seres vivos (diversidade, fauna, flora, microbiologia e verminoses); ecologia (ecossistemas e cadeia alimentar); saúde (contaminação de alimentos e qualidade de vida); Química (elementos químicos, substâncias, funções químicas e equilíbrio químico). Os professores pontuaram que a temática contribuiria para a sensibilização associada a conservação ambiental e para promover a interdisciplinaridade (63%). Os professores destacaram ainda a questão da contextualização (68%), mudanças atitudinais (37%) e a formação da identidade (26%)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ECOSSISTEMA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3671_17092018221542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINEIA AVELINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCINEIA AVELINO DA SILVA" "autor_email" => "LUCINEIA_AVELINO@YAHOO.CO" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48551 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4430 "inscrito_id" => 3671 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES SOBRE A LAGOA OLHO D’ÁGUA" "resumo" => "A educação necessita incorporar perspectivas mais críticas e contextualizadas promovendo uma formação cidadã. Para isso é fundamental que o docente conheça e utilize a realidade na qual os estudantes estão inseridos nas suas estratégias didáticas. Com esse objetivo buscou-se analisar a percepção dos professores do componente curricular Ciências no ensino fundamental II a respeito de uma lagoa situada no município que lecionam e de que forma os mesmos a incorporariam em suas aulas. Foram aplicados questionários semi-estruturados aos docentes de diversas instituições municipais de ensino fundamental dessa localidade. Foram entrevistados 19 professores de Ciências da rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes, os quais 79% são efetivos e 42% lecionam em mais de uma escola. A maioria deles (63%) desconhece a Lagoa Olho d’Água, a maior lagoa de restinga em área urbana do Brasil, mas acredita que ela poderia receber incursões, embora a realização dessas não seja viabilizada pela secretaria de educação de seu Município. Apenas 26% dos entrevistados realizaram incursões com suas turmas. Dentre os conteúdos sugeridos predominaram: água (poluição, tratamento, saneamento, hidrosfera, doenças e ciclos biogeoquímicos); seres vivos (diversidade, fauna, flora, microbiologia e verminoses); ecologia (ecossistemas e cadeia alimentar); saúde (contaminação de alimentos e qualidade de vida); Química (elementos químicos, substâncias, funções químicas e equilíbrio químico). Os professores pontuaram que a temática contribuiria para a sensibilização associada a conservação ambiental e para promover a interdisciplinaridade (63%). Os professores destacaram ainda a questão da contextualização (68%), mudanças atitudinais (37%) e a formação da identidade (26%)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ECOSSISTEMA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3671_17092018221542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINEIA AVELINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCINEIA AVELINO DA SILVA" "autor_email" => "LUCINEIA_AVELINO@YAHOO.CO" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }