PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DA CRIANçA: ALGUNS ASPECTOS RELACIONADOS A QUESTãO DO ENSINO APRENDIZAGEM NA INFâNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48579 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 6068 "titulo" => "PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DA CRIANçA: ALGUNS ASPECTOS RELACIONADOS A QUESTãO DO ENSINO APRENDIZAGEM NA INFâNCIA" "resumo" => """ RESUMO: O presente trabalho elaborado pelas acadêmicas do 3º período de pedagogia da \r\n Universidade Federal do Acre – UFAC, Thaila Bento de Lima e Polyana de Sales Melo, traz uma \r\n discussão acerca de dados coletados a partir de pesquisas bibliográficas realizadas com embasamento \r\n nas perspectivas de Gizele de Souza, Tizuko Morchida Kishomoto, Janaina Silmara Silva Ramos e Ana \r\n Beatriz Cerisara, formadas na área de educação. Buscamos analisar o processo de ensino aprendizagem \r\n e aspectos relacionados a criança, identificando os principais pontos negativos e positivos durante o \r\n período que se inicia na educação infantil e perpassa o ensino fundamental. A elaboração do trabalho se \r\n deu primeiramente a partir de uma abordagem teórica, utilizando referenciais teóricos utilizados na \r\n disciplina de Infância e Pedagogia I ministrada em nossa sala de aula, incluindo abordagens dialogadas\r\n e debates sobre o tema. A pesquisa configura-se em um estudo de caso, dialogando com os autores. Com \r\n este trabalho é possível verificar aspectos que influenciam na aprendizagem dos alunos, e os aspectos \r\n que tangem a escola, sendo estes também fatores cruciais no processo de ensino. Levando em \r\n consideração as abordagens como as práticas vivenciadas em sala de aula, espaço e tempo, e a \r\n importância do educar e cuidar. Relacionaremos essas questões com as experiências vivenciadas em \r\n instituições de ensino privado, buscando as possíveis semelhanças a partir dos referenciais teóricos que \r\n serão abordados no decorrer do trabalho. \r\n Palavras-chaves: Criança, ensino infantil, ensino fundamental, estudo de caso e prática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇA, ENSINO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID6068_14082018162002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAILA BENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAILA BENTO DE LIMA" "autor_email" => "thailalima95.tllb@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48579 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 6068 "titulo" => "PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DA CRIANçA: ALGUNS ASPECTOS RELACIONADOS A QUESTãO DO ENSINO APRENDIZAGEM NA INFâNCIA" "resumo" => """ RESUMO: O presente trabalho elaborado pelas acadêmicas do 3º período de pedagogia da \r\n Universidade Federal do Acre – UFAC, Thaila Bento de Lima e Polyana de Sales Melo, traz uma \r\n discussão acerca de dados coletados a partir de pesquisas bibliográficas realizadas com embasamento \r\n nas perspectivas de Gizele de Souza, Tizuko Morchida Kishomoto, Janaina Silmara Silva Ramos e Ana \r\n Beatriz Cerisara, formadas na área de educação. Buscamos analisar o processo de ensino aprendizagem \r\n e aspectos relacionados a criança, identificando os principais pontos negativos e positivos durante o \r\n período que se inicia na educação infantil e perpassa o ensino fundamental. A elaboração do trabalho se \r\n deu primeiramente a partir de uma abordagem teórica, utilizando referenciais teóricos utilizados na \r\n disciplina de Infância e Pedagogia I ministrada em nossa sala de aula, incluindo abordagens dialogadas\r\n e debates sobre o tema. A pesquisa configura-se em um estudo de caso, dialogando com os autores. Com \r\n este trabalho é possível verificar aspectos que influenciam na aprendizagem dos alunos, e os aspectos \r\n que tangem a escola, sendo estes também fatores cruciais no processo de ensino. Levando em \r\n consideração as abordagens como as práticas vivenciadas em sala de aula, espaço e tempo, e a \r\n importância do educar e cuidar. Relacionaremos essas questões com as experiências vivenciadas em \r\n instituições de ensino privado, buscando as possíveis semelhanças a partir dos referenciais teóricos que \r\n serão abordados no decorrer do trabalho. \r\n Palavras-chaves: Criança, ensino infantil, ensino fundamental, estudo de caso e prática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇA, ENSINO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID6068_14082018162002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAILA BENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAILA BENTO DE LIMA" "autor_email" => "thailalima95.tllb@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }