PLANTSTAR: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA
UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48607 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1389 "inscrito_id" => 5191 "titulo" => """ PLANTSTAR: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA\r\n UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA. """ "resumo" => """ O ensino de ciências atualmente vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas no âmbito educacional, em função da necessidade de utilização de estratégias e métodos alternativos mais atrativos para os alunos. O lúdico através do ensino pode ser uma das práticas utilizadas como facilitadoras e promotoras da aprendizagem nas atividades escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. No ensino de botânica, é perceptível a desatenção e desinteresse por parte dos alunos acerca de um tema imprescindível para as questões ambientais, sem essa base os mesmos ficam impossibilitados de opinar e ter atitudes conscientes para a sustentabilidade, se tornando preocupante a falta de conhecimento ambiental, exemplificada pela incapacidade de reconhecimento de organismos simples que estão frequentemente no nosso dia a dia. Por isso é fundamental que o docente encontre métodos alternativos que possam auxiliar e motivar o interesse em sala de aula, desempenhando o papel de motivador e promovendo desafios estimulando a participação coletiva. Proporcionando o desenvolvimento da aprendizagem diante de métodos atrativos para que as aulas sejam interessantes e significativas para os alunos e professores. O jogo didático carteado intitulado, "PlantStar”, tem como vantagens o conhecimento das regras por parte da maioria dos alunos, por sua semelhança com jogos preexistentes, fácil confecção, adaptação e aplicação.Haveria determinada dificuldade de abordar esse assunto e consequentemente aplicar esse jogo no ensino fundamental, pois esse conteúdo é tratado de forma superficial, impedindo a dinamicidade do jogo. O público alvo desse recurso didático seria o Ensino Médio e talvez o Superior, pois o aprofundamento desse conteúdo, fornecido pela modalidade de ensino acima citada, permitem que o jogo seja eficiente como auxílio da aprendizagem. Para a realização do jogo é necessário um professor orientador, três grupos de alunos - até 12 alunos por grupo e as cartas confeccionadas do “PlantStar”. O jogo consiste num baralho de 24 cartas que formam 6 quartetos (Cianobactérias, Briófitas, Samambaias, Licófitas, Trimerófitas e Cartas Coringa). O Layout das cartas e o modo de jogo são inspirados em jogos de cartas preexistentes. Diante do jogo proposto, espera-se que os estudantes apresentem um melhor desempenho acerca do tema trabalhado, uma maior participação entre os colegas de sala, promovendo uma união entre si e cooperando para uma prática competitiva de forma saudável e educativa.A importância do uso de jogos didáticos na educação referida no presente trabalho\r\n corrobora com os trabalhos de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal no discente, retirando um pensamento onde os jogos são vistos como apenas distrações, mas sim como auxiliadores e facilitadores da transmissão dos conhecimentos em sala de aula.Observa-se que o lúdico tende a contribuir para em diversas etapas da vida da criança, e por este motivo também se configura enquanto parte essencial dentro do processo educativo proporcionado pelas escolas. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID5191_05092018135443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZZA MARIA RIBEIRO RAMOS " "autor_nome_curto" => "ANDREZZA" "autor_email" => "andrezza_riibeiro@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48607 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1389 "inscrito_id" => 5191 "titulo" => """ PLANTSTAR: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA\r\n UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE BOTÂNICA. """ "resumo" => """ O ensino de ciências atualmente vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas no âmbito educacional, em função da necessidade de utilização de estratégias e métodos alternativos mais atrativos para os alunos. O lúdico através do ensino pode ser uma das práticas utilizadas como facilitadoras e promotoras da aprendizagem nas atividades escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. No ensino de botânica, é perceptível a desatenção e desinteresse por parte dos alunos acerca de um tema imprescindível para as questões ambientais, sem essa base os mesmos ficam impossibilitados de opinar e ter atitudes conscientes para a sustentabilidade, se tornando preocupante a falta de conhecimento ambiental, exemplificada pela incapacidade de reconhecimento de organismos simples que estão frequentemente no nosso dia a dia. Por isso é fundamental que o docente encontre métodos alternativos que possam auxiliar e motivar o interesse em sala de aula, desempenhando o papel de motivador e promovendo desafios estimulando a participação coletiva. Proporcionando o desenvolvimento da aprendizagem diante de métodos atrativos para que as aulas sejam interessantes e significativas para os alunos e professores. O jogo didático carteado intitulado, "PlantStar”, tem como vantagens o conhecimento das regras por parte da maioria dos alunos, por sua semelhança com jogos preexistentes, fácil confecção, adaptação e aplicação.Haveria determinada dificuldade de abordar esse assunto e consequentemente aplicar esse jogo no ensino fundamental, pois esse conteúdo é tratado de forma superficial, impedindo a dinamicidade do jogo. O público alvo desse recurso didático seria o Ensino Médio e talvez o Superior, pois o aprofundamento desse conteúdo, fornecido pela modalidade de ensino acima citada, permitem que o jogo seja eficiente como auxílio da aprendizagem. Para a realização do jogo é necessário um professor orientador, três grupos de alunos - até 12 alunos por grupo e as cartas confeccionadas do “PlantStar”. O jogo consiste num baralho de 24 cartas que formam 6 quartetos (Cianobactérias, Briófitas, Samambaias, Licófitas, Trimerófitas e Cartas Coringa). O Layout das cartas e o modo de jogo são inspirados em jogos de cartas preexistentes. Diante do jogo proposto, espera-se que os estudantes apresentem um melhor desempenho acerca do tema trabalhado, uma maior participação entre os colegas de sala, promovendo uma união entre si e cooperando para uma prática competitiva de forma saudável e educativa.A importância do uso de jogos didáticos na educação referida no presente trabalho\r\n corrobora com os trabalhos de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal no discente, retirando um pensamento onde os jogos são vistos como apenas distrações, mas sim como auxiliadores e facilitadores da transmissão dos conhecimentos em sala de aula.Observa-se que o lúdico tende a contribuir para em diversas etapas da vida da criança, e por este motivo também se configura enquanto parte essencial dentro do processo educativo proporcionado pelas escolas. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID5191_05092018135443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZZA MARIA RIBEIRO RAMOS " "autor_nome_curto" => "ANDREZZA" "autor_email" => "andrezza_riibeiro@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }