PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48657 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2811 "inscrito_id" => 3120 "titulo" => "PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática do ensino de história, tendo como temática o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos no Município de Rio Tinto PB. O estudo envolveu três escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Gerbasi, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosália de Menezes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren. A pesquisa do tipo exploratória nas referidas escolas envolveu três professores do ensino fundamental na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A abordagem foi obtida em primeiro momento por meio de um questionário aplicado aos três professores de história do município que atuam na modalidade e na disciplina de História. Destacamos os fatores que dificultam o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e a caracterização das aulas de história, bem como conteúdos e métodos. Acreditamos que após esta pesquisa tenhamos convicção de uma melhor assistência pedagógica e uma formação continuada ajudando os professores de história a melhorar suas práticas de ensino. Sugerimos aos professores que efetivem suas práticas baseada no cotidiano dos alunos, no respeito e na solidariedade e assim construam juntos a eles suas histórias com mais prazer e significado. Pretendemos com este estudo contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de história, ao darmos visibilidade aos fatores que dificultam este processo no ensino fundamental da EJA, buscamos instrumentos que possibilitem o exercício de uma prática comprometida com a reflexão e a transformação da realidade dos educandos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID3120_10092018174850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIANE" "autor_email" => "professora.lucianeribeiro" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48657 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2811 "inscrito_id" => 3120 "titulo" => "PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática do ensino de história, tendo como temática o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos no Município de Rio Tinto PB. O estudo envolveu três escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Gerbasi, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosália de Menezes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren. A pesquisa do tipo exploratória nas referidas escolas envolveu três professores do ensino fundamental na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A abordagem foi obtida em primeiro momento por meio de um questionário aplicado aos três professores de história do município que atuam na modalidade e na disciplina de História. Destacamos os fatores que dificultam o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e a caracterização das aulas de história, bem como conteúdos e métodos. Acreditamos que após esta pesquisa tenhamos convicção de uma melhor assistência pedagógica e uma formação continuada ajudando os professores de história a melhorar suas práticas de ensino. Sugerimos aos professores que efetivem suas práticas baseada no cotidiano dos alunos, no respeito e na solidariedade e assim construam juntos a eles suas histórias com mais prazer e significado. Pretendemos com este estudo contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de história, ao darmos visibilidade aos fatores que dificultam este processo no ensino fundamental da EJA, buscamos instrumentos que possibilitem o exercício de uma prática comprometida com a reflexão e a transformação da realidade dos educandos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID3120_10092018174850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIANE" "autor_email" => "professora.lucianeribeiro" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }