RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática do ensino de história, tendo como temática o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos no Município de Rio Tinto PB. O estudo envolveu três escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Gerbasi, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosália de Menezes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren. A pesquisa do tipo exploratória nas referidas escolas envolveu três professores do ensino fundamental na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A abordagem foi obtida em primeiro momento por meio de um questionário aplicado aos três professores de história do município que atuam na modalidade e na disciplina de História. Destacamos os fatores que dificultam o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e a caracterização das aulas de história, bem como conteúdos e métodos. Acreditamos que após esta pesquisa tenhamos convicção de uma melhor assistência pedagógica e uma formação continuada ajudando os professores de história a melhorar suas práticas de ensino. Sugerimos aos professores que efetivem suas práticas baseada no cotidiano dos alunos, no respeito e na solidariedade e assim construam juntos a eles suas histórias com mais prazer e significado. Pretendemos com este estudo contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de história, ao darmos visibilidade aos fatores que dificultam este processo no ensino fundamental da EJA, buscamos instrumentos que possibilitem o exercício de uma prática comprometida com a reflexão e a transformação da realidade dos educandos.