PRÁTICA PEDAGÓGICA DIRECIONADA NO PROEJA NO CAMPUS PETROLINA DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO: INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48662 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4706 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA DIRECIONADA NO PROEJA NO CAMPUS PETROLINA DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO: INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO" "resumo" => "O governo brasileiro lançou, na década de 1990, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que se trata de uma modalidade de ensino ofertada aos alunos que não estudaram o ensino médio de forma regular na faixa etária adequada, e propõe, por meio deste programa, uma formação curricular voltada para a inserção destes estudantes no mercado formal de trabalho. Assim, o presente estudo faz reflexões e sugere alternativas para se trabalhar de forma contextualizada e interdisciplinar nas turmas do PROEJA no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina. Buscando uma prática pedagógica direcionada, embasada nas proposições teórico-metodológicas e da própria vivência cotidiana ministrando aulas nesta modalidade de ensino, surgiram inquietudes que findaram na proposta de favorecer aprendizado dentro do contexto do aluno, de maneira a torná-lo significativo, intervindo de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem destes estudantes na instituição. Neste sentido, aqui se propõe uma prática dinâmica, interativa, motivadora e interdisciplinar a ser utilizada como um instrumento didático-pedagógico que visa promover uma aprendizagem significativa, inovando assim o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "PROEJA, INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID569_17092018235421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA BEZERRA CAVALCANTI SANTANA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana.bezerra@ifsertao-" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48662 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4706 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA DIRECIONADA NO PROEJA NO CAMPUS PETROLINA DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO: INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO" "resumo" => "O governo brasileiro lançou, na década de 1990, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que se trata de uma modalidade de ensino ofertada aos alunos que não estudaram o ensino médio de forma regular na faixa etária adequada, e propõe, por meio deste programa, uma formação curricular voltada para a inserção destes estudantes no mercado formal de trabalho. Assim, o presente estudo faz reflexões e sugere alternativas para se trabalhar de forma contextualizada e interdisciplinar nas turmas do PROEJA no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina. Buscando uma prática pedagógica direcionada, embasada nas proposições teórico-metodológicas e da própria vivência cotidiana ministrando aulas nesta modalidade de ensino, surgiram inquietudes que findaram na proposta de favorecer aprendizado dentro do contexto do aluno, de maneira a torná-lo significativo, intervindo de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem destes estudantes na instituição. Neste sentido, aqui se propõe uma prática dinâmica, interativa, motivadora e interdisciplinar a ser utilizada como um instrumento didático-pedagógico que visa promover uma aprendizagem significativa, inovando assim o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "PROEJA, INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID569_17092018235421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA BEZERRA CAVALCANTI SANTANA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana.bezerra@ifsertao-" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }