PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES-DISCENTES EM ESCOLAS DO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DOS DISCURSOS DAS PROFESSORAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48685 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1725 "inscrito_id" => 8338 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES-DISCENTES EM ESCOLAS DO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DOS DISCURSOS DAS PROFESSORAS" "resumo" => "Este trabalho é fruto de pesquisas que estão sendo realizadas no contexto do componente curricular Educação do Campo, vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade Escritor Osman Lins – FACOL junto a professores/as que atuam em escolas municipais localizadas no território campesino. Assim, aqui propomos estabelecer um diálogo teórico-metodológico-crítico sobre Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes (ANASTASIOU, 2003; BRAGA, 2012; FREIRE, 1987, 1996; SOUZA, 2009; ZABALA, 1998) e Educação do Campo (ARROYO, 1999, 2007; CALDART, 2003, 2004, 2009, 2010, 2012; FERNANDES,2006; FERNANDES, CERIOLI, CALDART, 2005; PIRES, 2012, SILVA et al, 2014, SOUZA, 2009) focalizando a Escola do Campo. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta a seguinte questão problema: como as Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes vêm sendo materializadas no chão das escolas do campo? E como objetivo geral se propõe a: compreender como as Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes vêm sendo materializadas no chão das escolas do campo. Esta pesquisa apresenta uma abordagem metodológica de cunho qualitativo (MINAYO, 2010), conta com a colaboração de quatro professoras (sujeitos da pesquisa) que atuam em Escolas do Campo, localizadas no município de Vitória de Santo Antão-PE. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os dados apontaram para um olhar outro acerca da Educação do/no Campo que vem sendo materializado no chão das Escolas do Campo a partir das Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes que são pensadas e vividas em diálogo com a realidade dos(as) alunos(as)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, DOCENTES-DISCENTES, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID8338_08092018115957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICIÉLEN DA SILVA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "GLEICIÉLEN" "autor_email" => "gleicielen_11@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48685 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1725 "inscrito_id" => 8338 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES-DISCENTES EM ESCOLAS DO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DOS DISCURSOS DAS PROFESSORAS" "resumo" => "Este trabalho é fruto de pesquisas que estão sendo realizadas no contexto do componente curricular Educação do Campo, vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade Escritor Osman Lins – FACOL junto a professores/as que atuam em escolas municipais localizadas no território campesino. Assim, aqui propomos estabelecer um diálogo teórico-metodológico-crítico sobre Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes (ANASTASIOU, 2003; BRAGA, 2012; FREIRE, 1987, 1996; SOUZA, 2009; ZABALA, 1998) e Educação do Campo (ARROYO, 1999, 2007; CALDART, 2003, 2004, 2009, 2010, 2012; FERNANDES,2006; FERNANDES, CERIOLI, CALDART, 2005; PIRES, 2012, SILVA et al, 2014, SOUZA, 2009) focalizando a Escola do Campo. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta a seguinte questão problema: como as Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes vêm sendo materializadas no chão das escolas do campo? E como objetivo geral se propõe a: compreender como as Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes vêm sendo materializadas no chão das escolas do campo. Esta pesquisa apresenta uma abordagem metodológica de cunho qualitativo (MINAYO, 2010), conta com a colaboração de quatro professoras (sujeitos da pesquisa) que atuam em Escolas do Campo, localizadas no município de Vitória de Santo Antão-PE. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os dados apontaram para um olhar outro acerca da Educação do/no Campo que vem sendo materializado no chão das Escolas do Campo a partir das Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes que são pensadas e vividas em diálogo com a realidade dos(as) alunos(as)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, DOCENTES-DISCENTES, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID8338_08092018115957.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICIÉLEN DA SILVA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "GLEICIÉLEN" "autor_email" => "gleicielen_11@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }