PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO NO DISPOSITIVO ESCOLAR: UM ENTENDIMENTO FOUCAULTIANO SOBRE O TDAH
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A criança indócil, aluno problema, indisciplinado ou incorrigível, ou seja, todos aqueles que não se submetem ao controle educacional foi e ainda é tema de debates calorosos na área da educação e em outras áreas. O que está em jogo afinal? Quais saberes e poderes circularam e ainda circulam nessas relações? Fazendo uso de uma abordagem qualitativa, o trabalho vem sendo desenvolvido por meio do levantamento do Estado da Arte do tema pesquisado. Partindo do entendimento teórico comparando-o com as respostas obtidas nos questionários e entrevistas, pretende-se verificar uma possível aproximação das explanações foucaultianas com a realidade atual da definição de criança-problema nas escolas do município do Rio de Janeiro. Essa formidável medicalização do anormal é, para Foucault, algo que abarca a todos e a tudo: não se refere à saúde, embora possa englobar seu campo, e é, ao mesmo tempo, fisiológica, psicológica, sociológica e até juridicamente desviante." 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