PRODUÇÃO MUSICAL DE MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO VIVENCIADA EM SALA DE AULA DENTRO DE UM CONTEXTO ESCOLAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48728 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1106 "inscrito_id" => 7406 "titulo" => "PRODUÇÃO MUSICAL DE MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO VIVENCIADA EM SALA DE AULA DENTRO DE UM CONTEXTO ESCOLAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. A música sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se estruturar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Consta-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o disseminar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser criada ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, dispondo ainda das características climáticas e o acesso tecnológico que envolve toda a relação com a linguagem musical. A música possui a competência estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. Ela é uma linguagem local e global. A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Nesse projeto, Produção de material didático e pedagógicos musicais vivenciados em sala de aula dentro de um contexto escolar nas práticas pedagógicas da educação básica, do Colégio de Aplicação/ Cap, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) elaborado com os alunos do ensino fundamental II, tem o intuito de trabalhar a música de uma forma mais simplificada e atrativa, influenciado nos grupos artísticos que desfrutam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. Com aspecto prático e reflexivo, as aulas foram organizadas em três etapas: Apreciação Musical, Execução Musical e Criação Musical. Os alunos tiveram a chance de conhecer, refletir, apreciar, praticar e criar. Além disso, fizeram experimentações com diversos sons, os quais foram aplicados nas execuções e criações musicais de forma individual e em grupos. As aulas de música com sons excêntricos favoreceram a expressão agitada, criativa e prazerosa no fazer musical coletivo e individual ao valorizar a música como forma de expressão, desenvolver o senso crítico e ao auxiliar para a construção de uma política de valorização da arte e do ser humano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID7406_31082018182106.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÉTIRA MARIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PÉTIRA" "autor_email" => "petira@uol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48728 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1106 "inscrito_id" => 7406 "titulo" => "PRODUÇÃO MUSICAL DE MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO VIVENCIADA EM SALA DE AULA DENTRO DE UM CONTEXTO ESCOLAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. A música sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se estruturar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Consta-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o disseminar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser criada ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, dispondo ainda das características climáticas e o acesso tecnológico que envolve toda a relação com a linguagem musical. A música possui a competência estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. Ela é uma linguagem local e global. A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Nesse projeto, Produção de material didático e pedagógicos musicais vivenciados em sala de aula dentro de um contexto escolar nas práticas pedagógicas da educação básica, do Colégio de Aplicação/ Cap, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) elaborado com os alunos do ensino fundamental II, tem o intuito de trabalhar a música de uma forma mais simplificada e atrativa, influenciado nos grupos artísticos que desfrutam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. Com aspecto prático e reflexivo, as aulas foram organizadas em três etapas: Apreciação Musical, Execução Musical e Criação Musical. Os alunos tiveram a chance de conhecer, refletir, apreciar, praticar e criar. Além disso, fizeram experimentações com diversos sons, os quais foram aplicados nas execuções e criações musicais de forma individual e em grupos. As aulas de música com sons excêntricos favoreceram a expressão agitada, criativa e prazerosa no fazer musical coletivo e individual ao valorizar a música como forma de expressão, desenvolver o senso crítico e ao auxiliar para a construção de uma política de valorização da arte e do ser humano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID7406_31082018182106.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÉTIRA MARIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PÉTIRA" "autor_email" => "petira@uol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }