PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: QUAL A SUA IDENTIDADE? UMA ABORDAGEM TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA PRÁTICA DOCENTE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48735 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 852 "inscrito_id" => 517 "titulo" => "PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: QUAL A SUA IDENTIDADE? UMA ABORDAGEM TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente estudo tem como tema Professores de Ciências da Natureza: qual a sua identidade? uma abordagem técnico-pedagógica da prática docente. Nele, pretende-se abordar sobre de que forma as disciplinas pedagógicas influenciam na construção da identidade do ser professor nas Licenciaturas de Ciências da Natureza, pois é constante muitos dos licenciandos se identificarem mais com as disciplinas específicas da sua área de atuação em relação as disciplinas pedagógicas, que são próprias das licenciaturas o que proporciona conflitos na práxis. Isto certamente é influenciado por muitos fatores dentre ele podemos destacar o currículo existente nas maiorias Instituições de Ensino Superior, onde favorecem mais os conteúdos específicos de sua área em relação aos conteúdos que dão suporte para a docência, muitos estudantes não se identificam com a licenciatura. O público alvo deste trabalho são estudantes das Licenciaturas em Biologia, Física e Química do Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias e do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão. A forma de coleta de dados para esta pesquisa será a aplicação de questionário semiaberto, através do qual pretendemos obter informações sobre a percepção dos alunos no que se refere ao objeto de estudo. O método de tratamento dos dados será o da análise de conteúdo, visto que a pesquisa em questão será realizada sob a forma de estudo de caso. Espera-se que este trabalho possa proporcionar reflexões e ações que venham a contribuir no que se refere a formação inicial de professores não somente para as Licenciaturas em Ciências da Natureza como nas demais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, PROCESSOS FORMATIVOS, IDENTIDADE DO PROFESSOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID517_24082018170659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "fransouoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48735 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 852 "inscrito_id" => 517 "titulo" => "PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: QUAL A SUA IDENTIDADE? UMA ABORDAGEM TÉCNICO-PEDAGÓGICA DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente estudo tem como tema Professores de Ciências da Natureza: qual a sua identidade? uma abordagem técnico-pedagógica da prática docente. Nele, pretende-se abordar sobre de que forma as disciplinas pedagógicas influenciam na construção da identidade do ser professor nas Licenciaturas de Ciências da Natureza, pois é constante muitos dos licenciandos se identificarem mais com as disciplinas específicas da sua área de atuação em relação as disciplinas pedagógicas, que são próprias das licenciaturas o que proporciona conflitos na práxis. Isto certamente é influenciado por muitos fatores dentre ele podemos destacar o currículo existente nas maiorias Instituições de Ensino Superior, onde favorecem mais os conteúdos específicos de sua área em relação aos conteúdos que dão suporte para a docência, muitos estudantes não se identificam com a licenciatura. O público alvo deste trabalho são estudantes das Licenciaturas em Biologia, Física e Química do Instituto Federal do Maranhão-Campus Caxias e do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão. A forma de coleta de dados para esta pesquisa será a aplicação de questionário semiaberto, através do qual pretendemos obter informações sobre a percepção dos alunos no que se refere ao objeto de estudo. O método de tratamento dos dados será o da análise de conteúdo, visto que a pesquisa em questão será realizada sob a forma de estudo de caso. Espera-se que este trabalho possa proporcionar reflexões e ações que venham a contribuir no que se refere a formação inicial de professores não somente para as Licenciaturas em Ciências da Natureza como nas demais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, PROCESSOS FORMATIVOS, IDENTIDADE DO PROFESSOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID517_24082018170659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "fransouoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }