PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR E SUA ATUAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II – CAMPUS DUQUE DE CAXIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48738 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4399 "inscrito_id" => 11407 "titulo" => "PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR E SUA ATUAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II – CAMPUS DUQUE DE CAXIAS" "resumo" => "Uma nova cultura de valorização das diferenças vem sendo criada a partir de leis que instituem e incentivam a educação especial nas escolas. Nesse sentido, inúmeras são as conquistas, como a oferta de atendimento educacional especializado, acessibilidade, materiais adequados e a presença do profissional de apoio escolar. Este último vem ganhando destaque nesse cenário de inclusão, apesar da indefinição do perfil e funções atribuídas a eles. O presente trabalho versa sobre a atuação do profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos incluídos no ensino médio do colégio Pedro II, campus Duque de Caxias, a identificação de propostas de intervenção pedagógica que atendam esses alunos, bem como a avaliação dos impactos gerados pelo profissional no desempenho acadêmico e social dos discentes. O colégio Pedro II, campus Duque de Caxias apresenta dois alunos com deficiências múltiplas que são acompanhados pelo profissional de apoio escolar. No ensino médio, este profissional promove a mediação do que é ensinado em sala, montando estratégias que propiciem o desenvolvimento significativo do aluno, além de favorecer a relação professor e colegas de classe. Este profissional também realiza abordagens com os profissionais do colégio e com a família, para que esta participe de sua aprendizagem. Pode-se observar que o profissional de apoio escolar aparece como uma figura importante na aprendizagem de alunos com deficiência no colégio Pedro II, campus Duque de Caxias. O trabalho realizado por esses profissionais vem garantindo o acesso, a participação, a aprendizagem e a socialização dos alunos acompanhados, independente de suas singularidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR, PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID11407_17092018220342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => " QUEZIA SANTA BRIGIDA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "QUEZIA" "autor_email" => "queziasantabrigida@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48738 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4399 "inscrito_id" => 11407 "titulo" => "PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR E SUA ATUAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II – CAMPUS DUQUE DE CAXIAS" "resumo" => "Uma nova cultura de valorização das diferenças vem sendo criada a partir de leis que instituem e incentivam a educação especial nas escolas. Nesse sentido, inúmeras são as conquistas, como a oferta de atendimento educacional especializado, acessibilidade, materiais adequados e a presença do profissional de apoio escolar. Este último vem ganhando destaque nesse cenário de inclusão, apesar da indefinição do perfil e funções atribuídas a eles. O presente trabalho versa sobre a atuação do profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos incluídos no ensino médio do colégio Pedro II, campus Duque de Caxias, a identificação de propostas de intervenção pedagógica que atendam esses alunos, bem como a avaliação dos impactos gerados pelo profissional no desempenho acadêmico e social dos discentes. O colégio Pedro II, campus Duque de Caxias apresenta dois alunos com deficiências múltiplas que são acompanhados pelo profissional de apoio escolar. No ensino médio, este profissional promove a mediação do que é ensinado em sala, montando estratégias que propiciem o desenvolvimento significativo do aluno, além de favorecer a relação professor e colegas de classe. Este profissional também realiza abordagens com os profissionais do colégio e com a família, para que esta participe de sua aprendizagem. Pode-se observar que o profissional de apoio escolar aparece como uma figura importante na aprendizagem de alunos com deficiência no colégio Pedro II, campus Duque de Caxias. O trabalho realizado por esses profissionais vem garantindo o acesso, a participação, a aprendizagem e a socialização dos alunos acompanhados, independente de suas singularidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO ESCOLAR, PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID11407_17092018220342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => " QUEZIA SANTA BRIGIDA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "QUEZIA" "autor_email" => "queziasantabrigida@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }