PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES
 E RESIDENTES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48751 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4708 "inscrito_id" => 4581 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES
 E RESIDENTES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados referentes à parceria entre a escola pública envolvidas no Programa Residência Pedagógica e os cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário CESMAC em Maceió-AL, mais especificamente na fase da construção de projeto relacionado à formação dos preceptores. Entre os objetivos desse projeto está o de incentivar parcerias entre escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e, ao mesmo tempo, poderem vivenciar a própria formação continuada em serviço, ao refletirem sua prática junto com os graduandos e participando dos fóruns interativos junto ao Núcleo de Estudos e Formação de Professores do CESMAC. A elaboração do Projeto teve início em maio de 2018 e nesse momento, preceptores e residentes encontram-se em formação. Ensinar e formar profissionais da Educação na perspectiva da interdisciplinaridade não é tarefa fácil, mesmo porque essa prática exige que os profissionais tenham uma visão de homem como ser de relações e serem capazes de compartilhar seus saberes e “não saberes” e também suas angústias. Como referencial teórico, utilizamos FAZENDA (2001;2012); PIPER (1989); MACHADO (2010; 2015; 2016) e outros. Trabalhar coletivamente, desde o início da elaboração de um projeto na perspectiva de vivenciar e experimentar a prática interdisciplinar já se configura numa formação contextualizada e com significado para todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4581_17092018235610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEINE VIEIRA MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILEINE MACHADO" "autor_email" => "edileinemachado@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48751 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4708 "inscrito_id" => 4581 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PRECEPTORES
 E RESIDENTES DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados referentes à parceria entre a escola pública envolvidas no Programa Residência Pedagógica e os cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário CESMAC em Maceió-AL, mais especificamente na fase da construção de projeto relacionado à formação dos preceptores. Entre os objetivos desse projeto está o de incentivar parcerias entre escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e, ao mesmo tempo, poderem vivenciar a própria formação continuada em serviço, ao refletirem sua prática junto com os graduandos e participando dos fóruns interativos junto ao Núcleo de Estudos e Formação de Professores do CESMAC. A elaboração do Projeto teve início em maio de 2018 e nesse momento, preceptores e residentes encontram-se em formação. Ensinar e formar profissionais da Educação na perspectiva da interdisciplinaridade não é tarefa fácil, mesmo porque essa prática exige que os profissionais tenham uma visão de homem como ser de relações e serem capazes de compartilhar seus saberes e “não saberes” e também suas angústias. Como referencial teórico, utilizamos FAZENDA (2001;2012); PIPER (1989); MACHADO (2010; 2015; 2016) e outros. Trabalhar coletivamente, desde o início da elaboração de um projeto na perspectiva de vivenciar e experimentar a prática interdisciplinar já se configura numa formação contextualizada e com significado para todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4581_17092018235610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEINE VIEIRA MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILEINE MACHADO" "autor_email" => "edileinemachado@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }