QUESTIONÁRIO PARA DETERMINAÇÃO DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA PARA APRENDER FÍSICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48825 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 1407 "titulo" => "QUESTIONÁRIO PARA DETERMINAÇÃO DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA PARA APRENDER FÍSICA" "resumo" => """ A crise no ensino de ciências, mais especificamente no ensino de física, é profunda e é\r\n ocasionada pela desmotivação e a descontextualização dos problemas abordados na escola. Muitos\r\n estudantes não se sentem motivados a aprender física. A teoria da autodeterminação diz que a motivação\r\n tem fatores intrínsecos e extrínsecos. Esses fatores podem ser medidos com testes psicométricos. Por\r\n esse motivo temos como objetivo responder a pergunta: É possível construirmos um questionário\r\n simples para determinar a motivação intrínseca e extrínseca para aprender física entre os estudantes?\r\n Desta maneira foi proposto um questionário likert composto por 30 afirmativas que deve ser sinalizado\r\n com o grau de concordância do estudante. Para analisarmos utilizamos a similaridade da análise\r\n estatística implicativa. Encontrou-se a similaridade entre as afirmativas ligadas a motivação intrínseca\r\n e as afirmações ligadas a motivação extrínseca. Mostrando que o questionário para a determinação da\r\n motivação intrínseca e extrínseca para aprender física pode gerar índices de motivações o índice de\r\n motivação intrínseca para aprender física (IMIAF) e o índice de motivação extrínseca para aprender\r\n física (IMEAF). Esse questionário é mais simples ou mais especifico que outros dispositivos\r\n psicométricos destinado a mensurar a motivação dos estudantes para aprender encontrados na literatura\r\n em português. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA, MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1407_06052018005821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON RAABI DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROBSON RAABI" "autor_email" => "robsonraabi@google.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48825 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 1407 "titulo" => "QUESTIONÁRIO PARA DETERMINAÇÃO DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA PARA APRENDER FÍSICA" "resumo" => """ A crise no ensino de ciências, mais especificamente no ensino de física, é profunda e é\r\n ocasionada pela desmotivação e a descontextualização dos problemas abordados na escola. Muitos\r\n estudantes não se sentem motivados a aprender física. A teoria da autodeterminação diz que a motivação\r\n tem fatores intrínsecos e extrínsecos. Esses fatores podem ser medidos com testes psicométricos. Por\r\n esse motivo temos como objetivo responder a pergunta: É possível construirmos um questionário\r\n simples para determinar a motivação intrínseca e extrínseca para aprender física entre os estudantes?\r\n Desta maneira foi proposto um questionário likert composto por 30 afirmativas que deve ser sinalizado\r\n com o grau de concordância do estudante. Para analisarmos utilizamos a similaridade da análise\r\n estatística implicativa. Encontrou-se a similaridade entre as afirmativas ligadas a motivação intrínseca\r\n e as afirmações ligadas a motivação extrínseca. Mostrando que o questionário para a determinação da\r\n motivação intrínseca e extrínseca para aprender física pode gerar índices de motivações o índice de\r\n motivação intrínseca para aprender física (IMIAF) e o índice de motivação extrínseca para aprender\r\n física (IMEAF). Esse questionário é mais simples ou mais especifico que outros dispositivos\r\n psicométricos destinado a mensurar a motivação dos estudantes para aprender encontrados na literatura\r\n em português. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA, MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1407_06052018005821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON RAABI DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROBSON RAABI" "autor_email" => "robsonraabi@google.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }