RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48895 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 691 "inscrito_id" => 3691 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => """ A Educação Financeira (EF) é uma temática recente se considerarmos sua abordagem no\r\n campo educacional. Sendo assim, é necessário discutir e investigar como a temática vem sendo tratada\r\n em sala de aula. No presente estudo, buscamos observar a EF durante as aulas de Matemática com\r\n foco na prática docente. Nosso objetivo foi verificar como acontece a abordagem de uma atividade de\r\n Matemática Financeira (MF) com elementos de EF por uma professora de Matemática no Ensino\r\n Médio a partir dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica e destacar quais as\r\n relações estabelecidas durante a prática. Percebemos que não é suficiente que as atividades de MF\r\n apresentem potenciais para uma discussão de elementos da EF, é preciso que a prática em sala de aula\r\n também aconteça nesta direção. Defendemos a importância de um processo de formação de\r\n professores sobre EF e as possibilidade de relação e aproximação com os conteúdos da MF para que as\r\n situações financeiras não sejam abordadas apenas na perspectiva de identificar a melhor forma de\r\n pagamento ou em qual situação hipotética de empréstimo vamos pagar menos juros, deixando de\r\n discutir as questões sociais, políticas, culturais, éticas e ambientais que a temática possibilita. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, MATEMÁTICA FINANCEIRA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, AMBIENTES DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID3691_17082018132203.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO PONTUAL DE MELO " "autor_nome_curto" => "DANILO PONTUAL" "autor_email" => "danilo.al17@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48895 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 691 "inscrito_id" => 3691 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => """ A Educação Financeira (EF) é uma temática recente se considerarmos sua abordagem no\r\n campo educacional. Sendo assim, é necessário discutir e investigar como a temática vem sendo tratada\r\n em sala de aula. No presente estudo, buscamos observar a EF durante as aulas de Matemática com\r\n foco na prática docente. Nosso objetivo foi verificar como acontece a abordagem de uma atividade de\r\n Matemática Financeira (MF) com elementos de EF por uma professora de Matemática no Ensino\r\n Médio a partir dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica e destacar quais as\r\n relações estabelecidas durante a prática. Percebemos que não é suficiente que as atividades de MF\r\n apresentem potenciais para uma discussão de elementos da EF, é preciso que a prática em sala de aula\r\n também aconteça nesta direção. Defendemos a importância de um processo de formação de\r\n professores sobre EF e as possibilidade de relação e aproximação com os conteúdos da MF para que as\r\n situações financeiras não sejam abordadas apenas na perspectiva de identificar a melhor forma de\r\n pagamento ou em qual situação hipotética de empréstimo vamos pagar menos juros, deixando de\r\n discutir as questões sociais, políticas, culturais, éticas e ambientais que a temática possibilita. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, MATEMÁTICA FINANCEIRA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, AMBIENTES DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID3691_17082018132203.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO PONTUAL DE MELO " "autor_nome_curto" => "DANILO PONTUAL" "autor_email" => "danilo.al17@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }