GONÇALVES, Francisco Djnnathan Da Silva. Relatórios como avaliação em matemática. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48922>. Acesso em: 22/11/2024 09:39
O fragmento descrito aqui contempla uma experiência realizada na disciplina Matemática no Campus Posse – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), em duas turmas do 1º período dos cursos técnicos de nível médio – Agropecuária e Administração. Para tanto, o foco deste texto recai na apresentação e desdobramentos do uso de relatórios nas aulas durante o 2º semestre de 2015 nessas turmas. O objetivo é mostrar o desenvolvimento das atividades e como esse pode propiciar a compreensão dos principais aspectos do processo de aquisição do conhecimento matemático. Neste espaço, fundamenta-se numa pesquisa acerca da escrita em Matemática, via relatórios que desaguam em narrativas, cujo espaço-tempo configura nas aulas que ministrei. Dessa forma, inclui-se tal objeto nos estudos (auto)biográficos por se constituírem em formas de dar sentido e significado aos momentos vivenciados pelos educandos (Nacarato & Passeggi, 2011). Ademais, esse estudo é uma investigação acerca das relações e determinações entre o ensino e a aprendizagem da Matemática com reflexões sobre o uso dos relatórios como meio avaliativo. Também corrobora para o desenvolvimento de competências que estão além dos procedimentos algorítmicos propostos nesta disciplina.