O presente artigo sintetiza parcialmente o conteúdo de uma pesquisa que se encontra em andamento, desenvolvido por intermédio da experiência na atividade de monitoria, que tem como objetivo geral analisar as contribuições da prática de monitoria na formação inicial do discente no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, localizado no campus Ministro Petrônio Portella. Essa atividade é uma etapa relevante na formação inicial acadêmica do universitário por ser essencial no processo de formação, possibilitando ao monitor(a) a construção de saberes, necessários à profissionalização docente. Portanto, questiona-se: Quais as contribuições da prática de monitoria na formação inicial reveladas pelos discentes do Curso de Pedagogia da UFPI? Na realização do estudo contamos com alguns teóricos, dentre eles: Tardif (2002); Morin (2001); Guimarães (2004). Além desses autores recorremos à legislação que regulamenta a monitoria da UFPI. A pesquisa está orientada na abordagem qualitativa, no que confere as particularidades do objeto de estudo, mediante pesquisa bibliográfica e de campo. Para a coleta de dados foram aplicados questionários abertos para uma amostra de 15 (quinze) monitoras do Curso de Pedagogia da UFPI, que participaram da monitoria no período entre 2009 a 2010, representando 40% do universo pesquisado. Porém, o trabalho evidencia os relatos de alguns dos participantes. Sendo que essas falas são organizadas em categorias, baseadas na proposta de análise de conteúdo de Bardin (2000).