TORNANDO-NOS FEMINISTAS: SIGNOS DE SORORIDADE E EMPATIA EM LEITURAS DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49100 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4476 "inscrito_id" => 7875 "titulo" => "TORNANDO-NOS FEMINISTAS: SIGNOS DE SORORIDADE E EMPATIA EM LEITURAS DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE." "resumo" => "O presente trabalho consiste em um recorte inicial de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo grupo de trabalho LILAS (Leituras Interculturais de Literatura, Arte e Sociedade) formado por professoras e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos, com o objetivo de realizar estudos acerca das diversas manifestações culturais produzidas por mulheres com vistas à promoção de discussões e ações voltadas à superação dos estereótipos de feminilidade associados à submissão. Sob esse viés, foram escolhidas duas obras/manifesto Sejamos todos feministas e Para educar crianças feministas, da autora Nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie através das quais foi elaborada a análise de um conto da mesma autora, intitulado no seu pescoço. A problemática que originou a pesquisa consiste em observar como os princípios da empatia e da sororidade se materializam em um texto literário de autoria de uma escritora reconhecidamente feminista? Nesse sentido, foram traçados como objetivos para o trabalho compreender as marcas discursivas destes princípios no texto literário, e discutir sobre as implicações de leituras dessa natureza no âmbito escolar. A hipótese inicial é de que o contato com textos que tematizam o cotidiano das mulheres, sob a sua ótica, é importante para o desenvolvimento da empatia dos leitores com as personagens femininas e consequentemente com as mulheres, em geral. Foram utilizados conceitos da teoria literária, dos estudos culturais e da crítica literária de natureza feminista." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "FEMINISMO, LITERATURA, EMPATIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA7_ID7875_17092018223836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZUILA KELLY DA COSTA COUTO FERNANDES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ZUILA" "autor_email" => "zuilakelly@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49100 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4476 "inscrito_id" => 7875 "titulo" => "TORNANDO-NOS FEMINISTAS: SIGNOS DE SORORIDADE E EMPATIA EM LEITURAS DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE." "resumo" => "O presente trabalho consiste em um recorte inicial de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo grupo de trabalho LILAS (Leituras Interculturais de Literatura, Arte e Sociedade) formado por professoras e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos, com o objetivo de realizar estudos acerca das diversas manifestações culturais produzidas por mulheres com vistas à promoção de discussões e ações voltadas à superação dos estereótipos de feminilidade associados à submissão. Sob esse viés, foram escolhidas duas obras/manifesto Sejamos todos feministas e Para educar crianças feministas, da autora Nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie através das quais foi elaborada a análise de um conto da mesma autora, intitulado no seu pescoço. A problemática que originou a pesquisa consiste em observar como os princípios da empatia e da sororidade se materializam em um texto literário de autoria de uma escritora reconhecidamente feminista? Nesse sentido, foram traçados como objetivos para o trabalho compreender as marcas discursivas destes princípios no texto literário, e discutir sobre as implicações de leituras dessa natureza no âmbito escolar. A hipótese inicial é de que o contato com textos que tematizam o cotidiano das mulheres, sob a sua ótica, é importante para o desenvolvimento da empatia dos leitores com as personagens femininas e consequentemente com as mulheres, em geral. Foram utilizados conceitos da teoria literária, dos estudos culturais e da crítica literária de natureza feminista." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "FEMINISMO, LITERATURA, EMPATIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA7_ID7875_17092018223836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZUILA KELLY DA COSTA COUTO FERNANDES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ZUILA" "autor_email" => "zuilakelly@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }