TRABALHANDO DIVERSIDADE ZOOLÓGICA A PARTIR DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49109 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1904 "inscrito_id" => 5094 "titulo" => "TRABALHANDO DIVERSIDADE ZOOLÓGICA A PARTIR DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "Com este trabalho pretendeu-se promover o diálogo de saberes no contexto educacional do campo, por meio de oficinas interdisciplinares que envolvem a temática Diversidade Biológica. Realizou-se um levantamento dos conhecimentos etnobiológicos que os estudantes da Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA Valente) possuem sobre a fauna, a fim de entender como eles percebem e se relacionam com animais que pertencem ou não ao seu cotidiano. Essa pesquisa se pauta nos aspectos metodológicos da pesquisa-ação, e teve como participantes estudantes do 7° e 9° ano do ensino fundamental, com as turmas, foi apresentada a proposta: “Oficina Bichos que Conhecemos”, os estudantes foram estimulados a escolher, citar e desenhar um animal, que fizesse parte ou não de seu cotidiano. Sobre o conhecimento dos estudantes a respeito dos animais, foi possível perceber: que estes possuem uma marca afetiva muito acentuada, os sentidos atribuídos variam a depender do grupo animal em questão e essas percepções por sua vez influenciam a forma como eles se relacionam com os animais. A partir das justificativas dos estudantes foi possível identificar categorias em que tais animais se enquadram, como “animais da caatinga”, “animais de produção”, “nojentos”, que expressam o valor simbólico e cultural que os estudantes da EFA atribuem aos animais. Com essa proposta espera-se poder contribuir para o fortalecimento identitário dos estudantes da EFA e para o enraizamento comunitário na região sisaleira da Bahia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIVERSIDADE, ETNOBIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID5094_09092018103831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANY KELLY CARDOSO DE SOUSA " "autor_nome_curto" => "DIANY SOUSA" "autor_email" => "dianisousa@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49109 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1904 "inscrito_id" => 5094 "titulo" => "TRABALHANDO DIVERSIDADE ZOOLÓGICA A PARTIR DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "Com este trabalho pretendeu-se promover o diálogo de saberes no contexto educacional do campo, por meio de oficinas interdisciplinares que envolvem a temática Diversidade Biológica. Realizou-se um levantamento dos conhecimentos etnobiológicos que os estudantes da Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA Valente) possuem sobre a fauna, a fim de entender como eles percebem e se relacionam com animais que pertencem ou não ao seu cotidiano. Essa pesquisa se pauta nos aspectos metodológicos da pesquisa-ação, e teve como participantes estudantes do 7° e 9° ano do ensino fundamental, com as turmas, foi apresentada a proposta: “Oficina Bichos que Conhecemos”, os estudantes foram estimulados a escolher, citar e desenhar um animal, que fizesse parte ou não de seu cotidiano. Sobre o conhecimento dos estudantes a respeito dos animais, foi possível perceber: que estes possuem uma marca afetiva muito acentuada, os sentidos atribuídos variam a depender do grupo animal em questão e essas percepções por sua vez influenciam a forma como eles se relacionam com os animais. A partir das justificativas dos estudantes foi possível identificar categorias em que tais animais se enquadram, como “animais da caatinga”, “animais de produção”, “nojentos”, que expressam o valor simbólico e cultural que os estudantes da EFA atribuem aos animais. Com essa proposta espera-se poder contribuir para o fortalecimento identitário dos estudantes da EFA e para o enraizamento comunitário na região sisaleira da Bahia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIVERSIDADE, ETNOBIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID5094_09092018103831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANY KELLY CARDOSO DE SOUSA " "autor_nome_curto" => "DIANY SOUSA" "autor_email" => "dianisousa@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }