TRABALHO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - CAV/UFPE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49119 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4510 "inscrito_id" => 8620 "titulo" => "TRABALHO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - CAV/UFPE" "resumo" => "Introdução: O presente trabalho justifica-se pela necessidade de afirmar o trabalho pedagógico enquanto uma proposta crítica para a formação docente, frente a um cenário de reformas educacionais. O trabalho enquanto princípio educativo age sobre a concentricidade da vida, no contexto educacional e escolar a organização do trabalho pedagógico diz respeito desde a estrutura organizacional da escola, até o trato com o conhecimento, enfim, determina direta e intencionalmente a formação. Objetivo: Relatar a organização do trabalho pedagógico de Educação Física alicerçado em referenciais teóricos críticos. Metodologia: Este trabalho trata-se de um relato de experiência que da construção do trabalho pedagógico desenvolvido pelo PIBID - Educação Física do CAV-UFPE, no contexto da Educação Básica do estado de Pernambuco. Resultados e discussão: Atualmente, a categoria trabalho está dividida entre trabalho intelectual e manual, com determinações e interesses de classe antagônicos. Com relação à Educação, o avanço de interesses privados é alarmante, a organização escolar tem se adaptado a modelos de gestão empresarial visando maior eficiência e resultados. O trabalho pedagógico está reduzido a prática pedagógica ou trabalho docente, e a profissão está cada vez mais tecnoburocrática. Ademais, há um recuo na teoria pedagógica para a formação de professores, marcada pelo multi-referencialismo. Conclusão: Mediante ao cenário de reformas educacionais, é necessário fincar a bandeira da educação pública, gratuita e de qualidade para a classe trabalhadora. Além de garantir aos futuros docentes o aporte teórico e prático necessário para que os mesmos sejam capazes de mediar ações transformadoras dentro e fora dos muros da escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "TRABALHO, TRABALHO PEDAGÓGICO, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID8620_17092018225055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS FELIPE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUÍS FELIPE" "autor_email" => "felipe.cav.ufpe@outlook.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49119 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4510 "inscrito_id" => 8620 "titulo" => "TRABALHO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - CAV/UFPE" "resumo" => "Introdução: O presente trabalho justifica-se pela necessidade de afirmar o trabalho pedagógico enquanto uma proposta crítica para a formação docente, frente a um cenário de reformas educacionais. O trabalho enquanto princípio educativo age sobre a concentricidade da vida, no contexto educacional e escolar a organização do trabalho pedagógico diz respeito desde a estrutura organizacional da escola, até o trato com o conhecimento, enfim, determina direta e intencionalmente a formação. Objetivo: Relatar a organização do trabalho pedagógico de Educação Física alicerçado em referenciais teóricos críticos. Metodologia: Este trabalho trata-se de um relato de experiência que da construção do trabalho pedagógico desenvolvido pelo PIBID - Educação Física do CAV-UFPE, no contexto da Educação Básica do estado de Pernambuco. Resultados e discussão: Atualmente, a categoria trabalho está dividida entre trabalho intelectual e manual, com determinações e interesses de classe antagônicos. Com relação à Educação, o avanço de interesses privados é alarmante, a organização escolar tem se adaptado a modelos de gestão empresarial visando maior eficiência e resultados. O trabalho pedagógico está reduzido a prática pedagógica ou trabalho docente, e a profissão está cada vez mais tecnoburocrática. Ademais, há um recuo na teoria pedagógica para a formação de professores, marcada pelo multi-referencialismo. Conclusão: Mediante ao cenário de reformas educacionais, é necessário fincar a bandeira da educação pública, gratuita e de qualidade para a classe trabalhadora. Além de garantir aos futuros docentes o aporte teórico e prático necessário para que os mesmos sejam capazes de mediar ações transformadoras dentro e fora dos muros da escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "TRABALHO, TRABALHO PEDAGÓGICO, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID8620_17092018225055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS FELIPE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUÍS FELIPE" "autor_email" => "felipe.cav.ufpe@outlook.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }