SILVA, Adriana Conceição et al.. Trangêneros na escola: um exercício de inclusão. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49128>. Acesso em: 24/11/2024 19:01
Uma criança transgênero, muito precocemente, nota que há algo diferente com ela, para Kennedy (2008), 80% das pessoas trans conscientizam-se de sua condição antes de terminar os anos iniciais do Ensino fundamental. Atualmente, temos vários problemas ligados à incompreensão dos alunos trangêneros e sua inserção na escola, sem que seus direitos sejam respeitados. Questões como ser chamado pelo nome com o qual se identifica (nome social) ou qual o banheiro deve ser usado, criam grandes problemas para essas pessoas que não querem nada além de viver suas vidas e serem respeitas com a integridade que todos merecem. Isso posto, este artigo científico tem por objetivo relatar as principais dificuldades dos alunos trangêneros para receber uma educação que os respeite em sua diversidade. Quanto à metodologia, classifica-se essa pesquisa como exploratória, de cunho qualitativo, na qual se usou como técnica de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica em artigos e legislações sobre a temática abordada e um levantamento por meio de entrevistas. A necessidade da inclusão escolar é um problema grave e que ao longo dos anos vem sendo alvo de discussões que produziram avanços, mas que nem de longe, suprimiram essa questão. E quando direcionamos para a população trangênero, a ideia de inclusão ainda está longe de ser solucionada inteiramente, dado o desconhecimento sobre essa característica do alunado.