UM ESTUDO SOBRE COMO OS SOFTWARES SÃO EXPLORADOS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49155 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3763 "inscrito_id" => 9049 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE COMO OS SOFTWARES SÃO EXPLORADOS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No âmbito escolar, quanto ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ainda é relativamente poucos os professores que conseguem utilizar estes recursos com facilidade. Observando alguns livros didáticos, notamos a necessidade de uma investigação sobre como estes recursos, que são uns dos principais meios de informação e conteúdo para professores e alunos, abordam o uso das TDIC. Assim, este artigo tem por objetivo investigar como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) abordam o uso de softwares. Foram analisadas cinco coleções adotadas em escolas públicas da cidade de Areia – PB, observando-se de que forma elas contemplam em suas atividades, conteúdos e materiais complementares o uso de softwares. A análise revelou que, apesar de existirem muitos recursos digitais a serem explorados em situações de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, os livros didáticos ainda não trazem seu uso de maneira significativa. Dos livros analisados, apenas um contempla uma seção específica para o uso de softwares educativos e os demais, apenas mencionam as tecnologias e propõem seu uso de maneira superficial, sem um aprofundamento que instigue os alunos a refletirem o conteúdo estudado. Por fim, concluímos que as propostas de utilização das TDIC nos livros didáticos ainda são relativamente poucas e que há uma grande necessidade de novas abordagens que contemplem o uso de diferentes recursos digitais, que motivem e provoquem nos alunos o desejo de aprender matemática e outros componentes curriculares" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, TDIC, SOFTWARE, PNLD" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9049_17092018000015.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49155 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3763 "inscrito_id" => 9049 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE COMO OS SOFTWARES SÃO EXPLORADOS EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No âmbito escolar, quanto ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ainda é relativamente poucos os professores que conseguem utilizar estes recursos com facilidade. Observando alguns livros didáticos, notamos a necessidade de uma investigação sobre como estes recursos, que são uns dos principais meios de informação e conteúdo para professores e alunos, abordam o uso das TDIC. Assim, este artigo tem por objetivo investigar como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) abordam o uso de softwares. Foram analisadas cinco coleções adotadas em escolas públicas da cidade de Areia – PB, observando-se de que forma elas contemplam em suas atividades, conteúdos e materiais complementares o uso de softwares. A análise revelou que, apesar de existirem muitos recursos digitais a serem explorados em situações de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, os livros didáticos ainda não trazem seu uso de maneira significativa. Dos livros analisados, apenas um contempla uma seção específica para o uso de softwares educativos e os demais, apenas mencionam as tecnologias e propõem seu uso de maneira superficial, sem um aprofundamento que instigue os alunos a refletirem o conteúdo estudado. Por fim, concluímos que as propostas de utilização das TDIC nos livros didáticos ainda são relativamente poucas e que há uma grande necessidade de novas abordagens que contemplem o uso de diferentes recursos digitais, que motivem e provoquem nos alunos o desejo de aprender matemática e outros componentes curriculares" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, TDIC, SOFTWARE, PNLD" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9049_17092018000015.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }