UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NUMA TURMA MULTISSERIADA EM ÁGUA BRANCA-AL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49179 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 419 "inscrito_id" => 2158 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NUMA TURMA MULTISSERIADA EM ÁGUA BRANCA-AL" "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n Este trabalho tem por objetivo geral analisar os principais desafios do professor alfabetizador da rede pública municipal no sertão alagoano. É importante ressaltar que esta pesquisa é fruto de uma investigação desenvolvida na disciplina Alfabetização e Letramento no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)-Campus do Sertão em Delmiro Gouveia, AL. Os objetivos específicos foram: perceber como se dá o processo de Alfabetização e letramento dos discentes numa turma multisseriada no município de Água Branca- AL; discutir sobre os limites e possibilidades do professor alfabetizador no município pesquisado. A pesquisa foi de cunho qualitativo, para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, além disso, a observação foi um dos mecanismos de conduta para analisar os registros das atividades dos alunos. O sujeito da pesquisa foi uma professora que leciona numa turma multisseriada, a escola visitada está situada no bairro Distrito Tabuleiro, Zona Rural do município de Água Branca- AL. O referencial teórico parte dos estudos de Soares (2003), Libâneo (2004), Ferrero (2011), Benevenutti e Fischer (2009), entre outros. A partir dos dados coletados e da posterior análise, os resultados apontaram que de 5 (cinco) discentes da turma do 3º ano do Ensino Fundamental 1, apenas 1 (um) era alfabetizado. Os outros 4 (quatro) ainda estavam em processo de alfabetização e segundo relatos da professora estes possuem necessidades educacionais especiais (NEE) e assim pôde-se notar que ela enfrenta grandes desafios na sua prática pedagógica diante de uma turma com várias peculiaridades. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, TURMA MULTISSERIADA, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID2158_01082018213710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA MARLES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritamarles@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49179 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 419 "inscrito_id" => 2158 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NUMA TURMA MULTISSERIADA EM ÁGUA BRANCA-AL" "resumo" => """ RESUMO \r\n \r\n Este trabalho tem por objetivo geral analisar os principais desafios do professor alfabetizador da rede pública municipal no sertão alagoano. É importante ressaltar que esta pesquisa é fruto de uma investigação desenvolvida na disciplina Alfabetização e Letramento no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)-Campus do Sertão em Delmiro Gouveia, AL. Os objetivos específicos foram: perceber como se dá o processo de Alfabetização e letramento dos discentes numa turma multisseriada no município de Água Branca- AL; discutir sobre os limites e possibilidades do professor alfabetizador no município pesquisado. A pesquisa foi de cunho qualitativo, para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, além disso, a observação foi um dos mecanismos de conduta para analisar os registros das atividades dos alunos. O sujeito da pesquisa foi uma professora que leciona numa turma multisseriada, a escola visitada está situada no bairro Distrito Tabuleiro, Zona Rural do município de Água Branca- AL. O referencial teórico parte dos estudos de Soares (2003), Libâneo (2004), Ferrero (2011), Benevenutti e Fischer (2009), entre outros. A partir dos dados coletados e da posterior análise, os resultados apontaram que de 5 (cinco) discentes da turma do 3º ano do Ensino Fundamental 1, apenas 1 (um) era alfabetizado. Os outros 4 (quatro) ainda estavam em processo de alfabetização e segundo relatos da professora estes possuem necessidades educacionais especiais (NEE) e assim pôde-se notar que ela enfrenta grandes desafios na sua prática pedagógica diante de uma turma com várias peculiaridades. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, TURMA MULTISSERIADA, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID2158_01082018213710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA MARLES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritamarles@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }