UMA BREVE OBSERVAÇÃO EM RELAÇÃO A GESTÃO COLABORATIVA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE UMA DETERMINA ESCOLA MUNICIPAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49215 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 4733 "titulo" => "UMA BREVE OBSERVAÇÃO EM RELAÇÃO A GESTÃO COLABORATIVA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE UMA DETERMINA ESCOLA MUNICIPAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE." "resumo" => """ Nos dias atuais vivemos em uma sociedade heterogênea, no qual diversos fatores imbricados acabam constituindo nossa hibridização seja de cunho político, cultural e socioeconômico.\r\n A Escola é a expressão da realidade, ou seja, lócus centrais da qualidade do ensino e não está aquém das mudanças ocorridas fora de suas adjacências. Tem como objetivo a formação do homem como ser social, autônomo, suficientemente capaz de se autogovernar, trazendo habilidades, conhecimentos e percepções diferenciadas do mundo ao seu redor.\r\n A prática democrática passa necessariamente pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de todos os que fazem a escola. A Gestão democrática precisa ser compreendida como instrumento a ser sempre aprimorado continuadamente no ambiente pedagógico.\r\n O presente artigo na área de Gestão educacional realizada na Escola Municipal de Jesus de Nazaré, localizada na Cidade de Jaboatão dos Guararapes ocorreu de maneira reflexiva e crítica com a finalidade de entender o cotidiano escolar em 3 dias de visitas, ocorridas no turno da tarde, sempre às segundas-feiras juntamente com o apoio da equipe escolar, no qual orientou o funcionamento, as defasagens, o diálogo, humanização da equipe pedagógica, tornando uma experiência bastante rica e diferenciada vivida em escolas municipais da Cidade.\r\n A Escola possui a tarefa de promover o diálogo, humanização e emancipação do ser humano. Nesse sentido, o Gestor escolar assume o papel de mediador e articulador dos segmentos internos e externos presentes na Instância Escolar estimulando a participação da comunidade escolar no planejamento, execução e avaliação conjuntamente, onde todos os envolvidos possam interagir e construir novos conhecimentos de maneira coletiva e compartilhada. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ESCOLA, SOCIEDADE, GESTÃO, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4733_05072018075020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAISY MARIA DE FRANÇA RÊGO" "autor_nome_curto" => "DAISY FRANÇA" "autor_email" => "daisymfranca@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49215 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 4733 "titulo" => "UMA BREVE OBSERVAÇÃO EM RELAÇÃO A GESTÃO COLABORATIVA NA COMUNIDADE ESCOLAR DE UMA DETERMINA ESCOLA MUNICIPAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE." "resumo" => """ Nos dias atuais vivemos em uma sociedade heterogênea, no qual diversos fatores imbricados acabam constituindo nossa hibridização seja de cunho político, cultural e socioeconômico.\r\n A Escola é a expressão da realidade, ou seja, lócus centrais da qualidade do ensino e não está aquém das mudanças ocorridas fora de suas adjacências. Tem como objetivo a formação do homem como ser social, autônomo, suficientemente capaz de se autogovernar, trazendo habilidades, conhecimentos e percepções diferenciadas do mundo ao seu redor.\r\n A prática democrática passa necessariamente pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de todos os que fazem a escola. A Gestão democrática precisa ser compreendida como instrumento a ser sempre aprimorado continuadamente no ambiente pedagógico.\r\n O presente artigo na área de Gestão educacional realizada na Escola Municipal de Jesus de Nazaré, localizada na Cidade de Jaboatão dos Guararapes ocorreu de maneira reflexiva e crítica com a finalidade de entender o cotidiano escolar em 3 dias de visitas, ocorridas no turno da tarde, sempre às segundas-feiras juntamente com o apoio da equipe escolar, no qual orientou o funcionamento, as defasagens, o diálogo, humanização da equipe pedagógica, tornando uma experiência bastante rica e diferenciada vivida em escolas municipais da Cidade.\r\n A Escola possui a tarefa de promover o diálogo, humanização e emancipação do ser humano. Nesse sentido, o Gestor escolar assume o papel de mediador e articulador dos segmentos internos e externos presentes na Instância Escolar estimulando a participação da comunidade escolar no planejamento, execução e avaliação conjuntamente, onde todos os envolvidos possam interagir e construir novos conhecimentos de maneira coletiva e compartilhada. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ESCOLA, SOCIEDADE, GESTÃO, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4733_05072018075020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAISY MARIA DE FRANÇA RÊGO" "autor_nome_curto" => "DAISY FRANÇA" "autor_email" => "daisymfranca@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }