UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49231 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4728 "inscrito_id" => 4329 "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "resumo" => "Muito se tem pesquisado sobre o ensino e aprendizagem de matemática e também sobre os desafios enfrentados por alunos e professores deste componente curricular. Entre os temas pesquisados, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vem recebendo bastante atenção, pois possibilita, entre outras vantagens, um repensar sobre os papeis exercidos por alunos e professores em ambientes educacionais. Uma temática consideravelmente nova, originada em pesquisas da área da ciência da computação, mas que pode ser associada a inúmeras outras, é o Pensamento Computacional (PC). Tendo em vista a importância deste tema, e o desconhecimento dele por muitos professores, especialmente de matemática, o presente trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão de literatura de teses e dissertações, como conteúdos matemáticos vêm sendo trabalhados por meio do pensamento computacional. Foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em busca de teses e dissertações que abordassem a temática. Os resultados encontrados revelaram a importância a e diversidade de abordagens que podem ser feitas associando-se o ensino de matemática ao PC, além da necessidade de mais trabalhos do gênero, que explorem novos recursos que potencializem o processo de ensino e aprendizagem, seja da matemática, ou de outros componentes curriculares. Espera-se que com este artigo, professores e pesquisadores, independente da área do conhecimento em que atuam, sintam-se provocados a aprofundar-se sobre o tema e a desenvolver atividades dentro e fora da sala de aula que estimulem o PC nos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PENSAMENTO COMPUTACIONAL, TECNOLOGIA DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4329_18092018102623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA" "autor_nome_curto" => "LUCAS HENRIQUE" "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49231 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4728 "inscrito_id" => 4329 "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "resumo" => "Muito se tem pesquisado sobre o ensino e aprendizagem de matemática e também sobre os desafios enfrentados por alunos e professores deste componente curricular. Entre os temas pesquisados, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vem recebendo bastante atenção, pois possibilita, entre outras vantagens, um repensar sobre os papeis exercidos por alunos e professores em ambientes educacionais. Uma temática consideravelmente nova, originada em pesquisas da área da ciência da computação, mas que pode ser associada a inúmeras outras, é o Pensamento Computacional (PC). Tendo em vista a importância deste tema, e o desconhecimento dele por muitos professores, especialmente de matemática, o presente trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão de literatura de teses e dissertações, como conteúdos matemáticos vêm sendo trabalhados por meio do pensamento computacional. Foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em busca de teses e dissertações que abordassem a temática. Os resultados encontrados revelaram a importância a e diversidade de abordagens que podem ser feitas associando-se o ensino de matemática ao PC, além da necessidade de mais trabalhos do gênero, que explorem novos recursos que potencializem o processo de ensino e aprendizagem, seja da matemática, ou de outros componentes curriculares. Espera-se que com este artigo, professores e pesquisadores, independente da área do conhecimento em que atuam, sintam-se provocados a aprofundar-se sobre o tema e a desenvolver atividades dentro e fora da sala de aula que estimulem o PC nos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PENSAMENTO COMPUTACIONAL, TECNOLOGIA DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4329_18092018102623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA" "autor_nome_curto" => "LUCAS HENRIQUE" "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }